Empresa é responsável pelo projeto do satélite geoestacionário brasileiro
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a joint venture firmada entre a Telebras e a Embraer Defesa, para a constituição da empresa Visiona, que ficará responsável pelo projeto do satélite geoestacionário brasileiro. A avaliação do órgão antitruste foi necessária porque a nova empresa deverá movimentar R$ 720 milhões para aquisição do satélite.
Pelo acordo, a Telebrás terá 49% do capital social da companhia, enquanto a Embraer terá 51%. A Visiona tem sede em São José dos Campos (SP). O satélite deve ser lançado em 2014.
O Cade autorizou a atuação da nova empresa no Brasil e no exterior em atividades de pesquisa, desenvolvimento, fabricação, manutenção, suporte logístico, operação e comercialização de satélites, estações de terra e de equipamentos espaciais.
O satélite que a nova companhia está projetando deverá atender às demandas de comunicações estratégicas do governo e das Forças Armadas e ao programa governamental que pretende levar internet em banda larga para regiões remotas do país, conforme voto do conselheiro Alessandro Octaviani Luis, relator da matéria, durante a reunião desta quarta-feira (31) do órgão antitruste. Escrito por Lúcia Berbert
Por telesintese 31/10/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário