27 setembro 2012

Criação de nova holding movimenta o mercado de franquias

Via Verde e Toca do Biscoito passam a ser controladas por um novo grupo, que projeta um crescimento de 50% para os próximos 12 meses.

 Às vésperas da Rio Franchising Business - evento da ABF a ser realizado no Rio de Janeiro entre 27 e 29 de setembro -, a Via Verde Administradora de Franquia Ltda. (Via Verde Produtos Naturais) e a TDB Franquias e Administração de Bens Ltda. (Toca do Biscoito) anunciam que seus sócios assinaram um Memorando de Entendimentos para regular a unificação das participações societárias em uma única holding, que controlará as operações das duas empresas.

 O novo grupo já nasce com 41 lojas entre franqueadas e próprias em 13 cidades, distribuídas por três regiões: Sudeste, Nordeste e Sul. A operação visa ao fortalecimento das duas redes no mercado de franchising nacional e ao incremento dos negócios para ambas, através da ampliação de suas redes e chegada a outros estados. A meta é obter um crescimento de 50% no número de lojas nos próximos 12 meses com um faturamento global anual de aproximadamente R$ 45 milhões.

 Segundo Carlos Augusto Nunes, sócio da Enseada Partners, empresa que concretizou um investimento na Via Verde em 2011, as negociações foram iniciadas há alguns meses. “Enquanto os ganhos de escala eram óbvios, ao longo das conversas percebemos que os ganhos de sinergia poderiam ser maiores que aqueles imaginados inicialmente”, explica.

 Sob o ponto de vista de Miguel Yazeji, sócio da Toca do Biscoito e diretor da ABF-RJ, esse tipo de associação vem sendo praticada no segmento do franchising. "Ainda não podemos chamar de tendência. É preciso mais algum tempo para que isso se consolide de fato. Mas, pontualmente, dá para perceber que as franquias têm, sim, apostado nesse modelo”, comenta.

 Luciano Verneck, sócio da Toca do Biscoito, ressalta, porém, que as marcas seguirão com suas atividades e naturezas de negócio em separado,com cada unidade franqueada atuando em seu segmento de origem e com suas características próprias inalteradas.

 De acordo com Paulo Roberto Sattler Jr., sócio fundador da Via Verde, a apresentação oficial do grupo para o mercado se dará na Rio Franchising Business (de 27 a 29/9, no Riocentro), onde as duas marcas estarão juntas pela primeira vez em um mesmo espaço e amparadas pela nova holding. “Nossa expectativa é fechar dez novos contratos durante os três dias de feira”, adianta Paulo Roberto.

 Via Verde-Fundada há 14 anos, a Via Verde possui hoje 18 lojas franqueadas e duas próprias em seis estados (RJ, SP, MG, SC, BA e AL). O conceito da marca envolve qualidade de vida e bem-estar, proporcionando aos consumidores uma vida saudável, natural e em equilíbrio.

 Dando continuidade ao seu plano de expansão, a rede inaugura nos próximos dois meses cinco novas unidades franqueadas: Rio de Janeiro (Jacarepaguá), Belford Roxo/RJ, Niterói/RJ, Belo Horizonte/MG e Campinas/SP. Com a abertura dessas unidades, subirá para 25 o total de operações franqueadas da rede. A previsão é fechar 2012 com 35 lojas franqueadas e um faturamento próximo a R$ 20 milhões. 

Toca do Biscoito-Fundada em 2006, a Toca do Biscoito foi pioneira no país no ramo do varejo doceiro, comercializando biscoitos, chocolates, doces e bebidas. Teve sua primeira loja aberta em Niterói/RJ e hoje conta com 14 unidades espalhadas por todo o Estado, sendo duas próprias e 12 franquias.

 A rede fechou 2011 com um faturamento de cerca de R$ 15 milhões, 30% superior ao de 2010. Este ano, a previsão da marca é abrir seis lojas franqueadas. A ideia é encerrar 2012 com um faturamento da ordem de R$ 18 milhões.
Fonte: revistafator 227/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário