28 agosto 2012

Target quer ser ponte entre o Brasil e investidor estrangeiro

Projeto da Buffalo Investimentos vai realizar nos próximos 12 meses rodadas de negócio para "vender" empresas brasileiras em cidades como Xangai, Londres, Abu Dabi e Nova York

 O economista André Barbierato, presidente da Buffalo Investimentos, quer ajudar a "vender" o Brasil lá fora. A idiea é conseguir atrair investimentos para financiar o crescimento de empresas nacionais, principalmente daquelas que tem a nova classe média como foco.

 Para isso, Barbierato anunciou ontem o lançamento da Target Brasil, uma rodada de eventos de US$ 25 milhões que percorrerá, durante um ano, as principais praças financeiras globais. São cidades como Nova York, Londres, Zurique, Abu Dabi e Xangai.

 O executivo cita como motivadores da busca por estes investimentos o fato de o custo de acesso ao capital ser ainda alto no país, e a grande variedade de fundos especializados no exterior, com foco em investimentos de longo prazo ou setoriais, por exemplo."Bancos nacionais não costumam olhar a operação, apenas garantias reais. Fundos internacionais especializados tendem a olhar o negócio".

 O objetivo é reunir empresas nacionais com 200 fundos ou bancos de investimentos estrangeiros, fundos de pensão, private equity e venture capital e investidores institucionais; para promover o acesso a linhas de crédito internacionais ou concretizar fusões e aquisições.

 Para ele, as empresas nacionais podem se tornar grandes conglomerados internacionais. "É preciso aproveitar a oportunidade. Há diversos ativos depreciados na Europa. O Brasil pode receber um grande fluxo de capital, pois tem endividamento baixo se comparado à nações desenvolvidas."

 No futuro, Barbierato não descarta a criação de eventos com foco no setor público e financiamento de projetos de infraestrutura. "Recebemos demandas de prefeituras e governos".

 Em cada evento, empresas de capital fechado e aberto, listadas no Novo Mercado da BM& FBovespa, poderão se apresentar em plenário. "Realizaremos eventos padrões de dois dias, como em roadshows", diz Barbierato. Quem fizer a adesão também poderá participar de rodadas de negócios paralelas e ter dados sobre seus negócios disponíveis aos investidores .

 "Nosso diferencial é ter o material instalado em 500 iPads, que serão distribúídos a os investidores participantes. A empresa que quiser poderá, assim, participar de forma remota."

 O projeto conta com investimento de clientes da gestora, bem como uma parceria com um banco de investimentos nacional.

 O primeiro evento será realizado nos dias 14 e 15 de novembro em Nova York. Dentre as palestras anunciadas, está prevista uma do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Fonte: Brasil Econômico 28/08/2012

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