O VestesBR, portal de e-commerce B2B recém lançado para negócios de moda, ganhou impulso de R$ 5 milhões do investidor e empresário catarinense Diether Werninghaus, herdeiro e atual sócio do Grupo WEG.
Ainda este ano, a meta é elevar o investimento no portal para R$ 12 milhões, destaca o industriário, que é também presidente da Juriti Microfinanças e, agora, conselheiro do VestesBR.
“O portal tem grande potencial econômico-financeiro”, acredita Werninghaus. “Quanto à expectativa de faturamento, por se tratar de algo totalmente novo, prevemos movimentar R$ 50 milhões até dezembro”, comenta.
O investidor baseia suas expetativas também em dados de mercado: segundo ele, o segmento global de moda deve movimentar em torno de US$ 40 bilhões esse ano, e neste quadro o Brasil aparece como o quarto maior parque produtivo do mundo.
Já números da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) mostram que, em 2011, este setor movimentou US$ 63 bilhões no país, fatia de 5,5% no faturamento de toda a indústria de transformação nacional.
O VestesBR é uma iniciativa da paulista Vanessa Wander, que há alguns meses desenvolveu diversos projetos setoriais de moda no Paraná e acabou se unindo à paranaense Mariana Oliveira, que agregou experiência no setor de atacado.
Resultado: o VestesBR nasce, segundo Vanessa, para criar uma “ponte entre a indústria e os lojistas de roupas”, e a versão 2.0 já larga com 30 fabricantes e mais de dois mil lojistas cadastrados.
“Nossa expectativa é ter 250 marcas e 20 mil lojistas cadastrados ao final de 2013”, comenta Vanessa, que além de sócia-fundadora é diretora Comercial do portal.
E, segundo ela, o canal exclusivo de negociações entre indústria e comércio de moda é só o começo.
Apoio na participação institucional em feiras e eventos, produção de fotos e vídeos das marcas, com criação de catálogo virtual de produtos, são alguns dos recursos disponíveis para fabricantes.
“Cada marca terá uma home page, com vitrine virtual e descrição de estilo e perfil”, explica a diretora Comercial.
Para os lojistas, as funcionalidades incluem, ainda, compra de produtos com entrega sem cobrança de frete para todo o país e canal de acesso a tendências de moda mundial.
PAGAMENTO E ADMINISTRAÇÃO
A VestesBR também oferece uma solução de pagamento própria, com plataforma para análise de crédito, risco e fraude, possibilidade de antecipação de vendas, entre outros recursos.
“Os fabricantes ainda terão acesso a um portal administrativo, onde será possível aceitar e negar pedidos, além de obter relatórios sobre vendas, clientes, liquidez, pedidos e produtos, entre outras atividades”, Altemar Araújo, diretor Executivo da VestesBR.
O INVESTIDOR
Diether Werninghaus é filho mais velho de Geraldo Werninghaus, um dos três fundadores do Grupo WEG, de Jaraguá do Sul.
O empresário, que hoje é sócio da indústria catarinense, também fundou, em 2008, a Juriti Microfinanças, que define como uma das primeiras instituições privadas de microcrédito produtivo e orientado do país.
A companhia, que iniciou suas operações em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, hoje tem matriz em Jaraguá do Sul e conta com nove unidades operacionais no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Somando postos de atendimento em parceria com outras organizações, como instituições comunitárias de crédito, o número de pontos de presença chega a 13.
Já a carteira de clientes aitvos passa dos 1,6 mil nomes.
INICIANTES E PROMISSORAS
O investimento no VestesBR segue uma tendência que vem crescendo no país, de investimentos altos em startups.
Conforme estimativa da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital, este tipo de aporte deve aumentar 20% no país este ano.
Projeção baseada não só no potencial das startups, mas na quantidade de interessados nos negócios: de acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABS), o Brasil tem 3,5 mil investidores anjo, atualmente. Por Gláucia Civa
Fonte: Baguete 09/08/2012
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