08 agosto 2012

New York Times vende site colaborativo About.com por US$ 270 mi

A transação, que ainda está sendo concluída, foi divulgada hoje pela manhã. A empresa comprou o About.com por US$ 410 milhões em 2005

O The New York Times fechou um acordo para vender o About.com - site colaborativo que agrega artigos sobre centenas de assuntos produzidos por profissionais diversos - para o Answers.com por 270 milhões de dólares, segundo fontes internas citadas pela Bloomberg.

 O site, que em 2005 tinha sido comprado pelo NYTimes por US$ 410 milhões, é um grande agregador de páginas temáticas sobre assuntos diversos, produzidas num modelo de crowdsourcing. Ele tira proveito de uma grande rede de colaboradores que recebem um percentual da receita gerada pelas páginas que editam. Um grupo de jornalistas contratado pelo jornal faz a supervisão do que é produzido e a curadoria dos "especialistas".

 A transação, que ainda está sendo concluída, foi relatada hoje cedo pelo site All Things D. As ações da Times Co. subiram 9,7% depois da informação, o que ajudará o NYTimes a recuperar parte do dinheiro desembolsado. A receita do About.com caiu 8,7% (25,4 milhões de dólares) no trimestre passado e o site registrou prejuízo operacional de 186,8 milhões de dólares quando a empresa abaixou o valor do negócio para US$ 194,7 mi.

 O About.com e outros sites semelhantes com centenas de milhares de páginas de conteúdo muitas vezes inútil produzidas a baixo custo, foram batizados de "content farm" (fazendas de conteúdo). Eles têm na publicidade de links patrocinados e ad networks sua maior fonte de renda e foram criados para captar essa receita oferecendo conteúdo oportunista.

 Para garantir a receita, são especialistas em recursos de SEO (Search Engine Optimization) de forma a obterem posições favoráveis nos rankings de páginas de busca e atraírem grande tráfego para suas páginas. A mudança implementada recentemente pelo Google nas regras do seu algoritmo de busca para evitar abuso do recurso de SEO, impactou desfavoravelmente a receita desses sites, que viram suas visitas despencarem e, com elas, o faturamento e o valor de mercado de suas marcas.

 A venda do About.com também favorece a estratégia da Times Co. de se desligar de alguns serviços para concentrar esforços na marca New York Times e pagar suas dívidas. Ela vendeu sua participação no Fenway Sports Group, proprietário do Boston Red Sox, por um total de US$ 93 milhões este ano, e concluiu a venda de sua divisão regional de jornais por US$ 143 milhões. A editora ainda é dona das publicações Boston Globe e Worcester Telegram & Gazette.

 A compradora Answers.com, um site semelhante que se intitula “o lugar mais confiável para responder sobre as perguntas da vida”, foi fundada em 1998. A empresa com sede em St. Louis não tinha comentado ainda sobre o assunto.
Fonte: idgnow08/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário