“Esta transação contribui nitidamente para nossos objetivos de crescimento e lucratividade a longo prazo e atende ao nosso critério de retorno de investimento para criar maior valor para nossos acionistas”, diz Monie
Alain Monie, da Ingram Micro - “As ofertas da BrightPoint são altamente complementares para nossos negócios de logística e de distribuição"
A Ingram Micro anuncia a aquisição da BrightPoint em acordo pelo qual a distribuidora vai adquirir todas as ações ordinárias em circulação da fabricante por 9 dólares em dinheiro por ação, com um ágio de 66% sobre o preço de fechamento em 29 de junho e de 35% sobre o valor médio dos últimos 90 dias. Com isso, a transação é avaliada em cerca de 840 milhões de dólares.
Com atuações complementares, juntas as companhias vão criar “um líder global no fornecimento de serviços de ciclo de produtos para dispositivos móveis e soluções para a indústria de mobilidade, com um enorme alcance de clientes e relacionamento profundo com fabricantes-chave e operadores de redes tradicionais e redes móveis virtuais”, afirmou a Ingram em comunicado.
“A BrightPoint é uma companhia sólida, com soluções e serviços de alto valor combinados com excelentes canais de distribuição no mercado global de mobilidade”, afirmou o presidente e CEO da Ingram Micro, Alain Monie, em comunicado. “As ofertas da BrightPoint são altamente complementares para nossos negócios de logística e de distribuição, e nos permitirão atuar no mercado com um portfólio de ponta em soluções e serviços de ciclo de vida de dispositivos de mobilidade.”
As duas companhias combinadas terão uma presença geográfica global e uma base de clientes ainda maior no mercado de mobilidade, estratégico e de rápido crescimento. “Nosso alcance geográfico ampliado e posição financeira forte criam oportunidades crescentes para a companhia e dá a fabricantes, operadores de redes e clientes um único ponto de acesso para o mais amplo portfólio de produtos, serviços e soluções de mobilidade”, declara o presidente.
Segundo ele, a expansão da presença no mercado de mobilidade tem sido um foco da distribuidora, e a aquisição da BrightPoint permite desenvolver isso “de uma forma que seria desafiante atingir por conta própria”. Adicionalmente, a natureza complementar dos negócios das duas companhias oferece uma oportunidade única para direcionar sinergias e eficiências, o que deve se refletir em um acréscimo significativo nos ganhos por ação a partir de 2013. “Esta transação contribui nitidamente para nossos objetivos de crescimento e lucratividade a longo prazo e atende ao nosso critério de retorno de investimento para criar maior valor para nossos acionistas”, diz Monie.
“O acordo com a BrightPoint se encaixa muito bem em nossa estratégia e complementa imediatamente as ofertas já existentes da Ingram Micro”, acrescenta Monie.
Estabelecida em 1989, a BrightPoint conta com escritórios corporativos em Indianápolis, nos EUA, e gerou no ano fiscal 2011 uma receita de 5,2 bilhões de dólares, dos quais aproximadamente 550 milhões de dólares provenientes de serviços logísticos de valor agregado exclusivos, e com margem bruta total de cerca de 7,2%.
A companhia emprega cerca de 4 mil pessoas e tem operações em 24 países, com vendas em mais de 75 países em todo o mundo. A BrightPoint atende mais de 25 mil clientes B2B com mais de 100 mil pontos de venda e negociou mais de 112 milhões de dispositivos wireless em 2011.
O fundador, presidente e CEO da BrightPoint, Robert J.Laikin comentou em nota que a transação com a Ingram Micro resulta em um valor significativo para os acionistas da companhia e permitirá acelerar “nossa estratégia de crescimento global”. “Esta poderosa combinação também vai trazer oportunidades para os fabricantes parceiros da BrightPoint, clientes e funcionários, beneficiados pela força financeira, de escala e amplo alcance geográfico da maior distribuidora de tecnologia do mundo. Este é o momento certo para essa transação.”
A indústria de mobilidade tem uma previsão de crescimento muito mais rápido do que outros setores de tecnologia, guiado em parte pela expansão exponencial dos segmentos de smartphone e tablet, por conta da demanda cada vez maior por acesso a dados a qualquer hora, de qualquer lugar e usando diferentes dispositivos, disse Bill Humes, diretor de operações e financeiro da Ingram Micro.
“Além disso, a convergência de telecomunicações, computação e mídia está gerando uma forte demanda e deve levar a oportunidades de cross-sell e up-sell, na medida em que nossas respectivas bases de clientes continuam a convergir. Juntos nós esperamos capitalizar este crescimento e gerar benefícios para os fabricantes, parceiros, clientes, associados e acionistas de nossas companhias, maiores do que cada uma conseguiria separadamente”, explica Humes.
Os seguintes membros do time executivo da BrightPoint estão definidos para funções seniors na nova organização depois que a aquisição for completada: os atuais presidentes regionais Mark Howell (Américas), Bruce Thomlinson (APAC), Anurag Gupta (EMEA), e Vincent Donargo, diretor financeiro da BrightPoint. Além disso, Robert Laikin terá um papel de conselheiro sênior para Alain Monie.
A transação depende de aprovação da maioria dos acionistas da BrightPoint em uma reunião especial, que deverá ser realizada no terceiro trimestre de 2012. O fechamento do negócio também é condicionado pela aprovação dos orgãos regulatórios. A transação tem previsão de ser completada até o final do ano e no valor total da aquisição está incluso o valor de aproximadamente 190 milhões de dólares de débito estimado da BrightPoint em 30 de junho de 2012.
Fonte: crn.itweb 05/07/2012
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