21 junho 2012

WPP adquire a digital AKQA


Grupo também anuncia a criação da WPP Ventures para encontrar oportunidades no Vale do Silício

O Grupo WPP anunciou nesta quarta-feira, 20, a aquisição da agência digital AKQA, fundada em 2001, na Califórnia. A empresa possui uma proposta que combina criatividade e tecnologia para desenvolver campanhas integradas de comunicação digital, abrangendo as mídias sociais, mobile, experiências interativas, jogos e criação de conteúdo.

O acordo prevê que AKQA continuará a operar como uma marca independente e autônoma dentro WPP e será liderada pelo fundador e CEO Ajas Ahmed e pelo chairman Tom Bedecarré. Bedecarré também se tornará presidente do WPP Ventures, uma nova empresa do Vale do Silício que visa encontrar novas oportunidades em negócios digitais para WPP. Outras nomeações para o conselho dessa nova empresa serão feitas nos próximos meses.

 De acordo com o CEO do WPP, Martin Sorrell, com a compra da AKQA o grupo terá a possibilidade de aumentar a sua oferta tanto geograficamente, como em aumento de escala de produção.

Atualmente a agência tem escritórios São Francisco, Nova York, Washington, Londres, Paris, Amsterdam, Berlim Shanghai . No fim de 2011 a empresa contava com ativos brutos da ordem de US$ 282 milhões e previsões de receitas de cerca de US$ 230 milhões para 2012. Os clientes incluem Delta, Diageo, EDF, GAP, Google, Microsoft Xbox, Nike, Target, Unilever e Virgin Money, entre muitos outros.
Fonte: Meioemensagem 20/06/2012

 -----------------------

  WPP compra AKQA por US$ 540 milhões

 Com aquisição, maior agência de publicidade do mundo quer reforçar receita vinda do segmento digital 

Martin Sorrell, CEO da WPP: "Não estou querendo dizer que foi um negócio barato, mas nada que é bom é barato ou chega fácil"

 A WPP, maior grupo de marketing e propaganda do mundo, anunciou, na última quarta-feira, a compra da AKQA, agência digital independente, por cerca de 540 milhões de dólares.
A aquisição visa reforçar a atuação da WPP na área digital e interativa. Martin Sorrel, CEO da agência, afirmou que a operação, embora considerada cara, terá impacto positivo nos lucros da companhia neste primeiro ano.

 "Não estou querendo dizer que foi um negócio barato, mas nada que é bom é barato ou chega fácil", disse Sorrel, ao Financial Times. De acordo com ele, a operação está em linha com o objetivo do grupo de conseguir que até 40% de sua receita venha da área digital.

A agência continuará a operar como uma marca independente e autônoma dentro WPP e será presidida por seus fundadores, Ajaz Ahmed e Tom Bedecarré.

 "Com mais recursos e acesso à novas geografias, nossa parceria com a WPP vai alimentar mais oportunidades, oferecendo inovação e criatividade em escala", disse Ahmed.

 A AKQA é uma das poucas agências digitais independentes do mundo. Neste ano, a companhia projetava receita líquida de 230 milhões de reais, 40 milhões a mais do que o faturamento atingido no ano passado. Por Daniela Barbosa,
Fonte: Exame 21/06/2012

---------------------
COMENTÁRIO



Nenhum comentário:

Postar um comentário