Com aquisição de 50% de centro comercial em Piracicaba, ainda em construção, empresa deverá somar 220 mil metros quadrados de área bruta locável; os primeiros empreendimentos abrem as portas em 2013.
Novata em seu ramo de negócios, a 5R Shopping Centers completa um ano de vida sem nenhum centro de compras em operação. No entanto, a lista de anúncios de novos empreendimentos cresce com rapidez.
Recentemente, os três sócios Carlos Felipe Fulcher, César Garbin - ex-executivos do Grupo Sonae Sierra -, e Paulo Rossi - herdeiro da tradicional família Rossi, do setor de incorporação imobiliária - compraram 50% de um shopping em construção em Piracicaba, no interior paulista.
A tacada eleva para sete o número de projetos da 5R em andamento, com investimento da ordem de R$ 1,050 bilhão, proveniente de recursos próprios e linhas de crédito.
A compra de participação em Piracicaba foi a primeira aquisição da 5R. Até agora, a empresa havia anunciado a construção de projetos próprios, em alguns deles com associados que detinham os terrenos.
Somados os três empreendimentos no Rio Grande do Sul - um em Rio Grande e dois em Porto Alegre -, os sócios constróem nas cidades mineiras de Uberaba e Uberlândia (MG), além de chegarem a Piracicaba e Americana, em São Paulo. Os negócios sacramentados em Piracicaba e Porto Alegre são os mais recentes. No interior paulista, a 5R tem como sócia a empresa TomasiCamargo, do ramo imobiliário.
Embora a quantidade de tijolos a assentar ainda seja grande, o apetite dos sócios para novos projetos não vai parar por aí e a data de inauguração de dois empreendimentos já está marcada para 2013.
"Vamos fazer novos anúncios no segundo semestre deste ano", disse ao Brasil Econômico Carlos Felipe Fulcher, diretor presidente. Com os empreendimentos anunciados, a 5R somará 220 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL). Ainda está longe da líder, a BR Malls, que detém participação em shoppings cuja área soma 1,4 milhão de ABL.
No entanto, com apenas um ano de vida, a 5R chega perto da metade da área que detém o grupo nordestino JCPM, controlado pelo empresário João Carlos Paes Mendonça, há uma década na atividade.
SP e Rio no radar
Fulcher diz que a intenção é estar entre os cinco maiores em área até 2017. O foco é atender à classe C, com potencial de consumo em ascensão, e estar em cidades com mais de 200 mil habitantes.
A cúpula da 5R afirma que não quer brigar com as gigantes do setor - no topo, além da BR Malls, estão a Multiplan e a Aliansce - mas a empresa vai construir shoppings em São Paulo e Rio de Janeiro, onde as líderes concentram atividades.
"Queremos estar entre as grandes, mas não há necessidade de bater de frente com elas. A meta não é ter ativos na frente de shoppings da Multiplan, por exemplo", diz Fulcher. Um dos diferenciais é o perfil do público. "A Multiplan está muito focada nas classes A e B".
Por Érica Polo
Fonte: brasileconomico 13/06/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário