19 maio 2012

EcoRodovias compra terminal no Porto de Santos

O grupo EcoRodovias, que administra cinco estradas nas regiões Sul e Sudeste do País, anunciou nesta sexta-feira a compra de 41,29% do Complexo Tecondi, em Santos. O negócio, de R$ 540 milhões, envolve um terminal de contêiner, um terminal de armazenagem e uma empresa de transporte para movimentação interna no Porto de Santos.

 De acordo com o contrato, nos próximos 12 meses, a empresa poderá comprar a participação restante do complexo, hoje nas mãos do Grupo Formitex - a holding havia acabado de concluir, na semana passada, a aquisição integral do Tecondi que antes pertencia ao Grupo Barbeito. Se a opção for exercida, o valor total do negócio saltará para R$ 1,3 bilhão, segundo o presidente da EcoRodovias, Marcelino Rafart de Serás.

 Ele afirmou que o processo de negociação para aquisição do Tecondi foi rápido. Do início das conversas até o fechamento do contrato, as empresas demoraram apenas três semanas. Mas Serás disse que sondou outras oportunidades no mercado antes de concluir a compra.

 Segundo ele, cerca de 30% do pagamento será feito com capital próprio. Uma outra parte virá do mercado. Simultaneamente ao anúncio da aquisição, o grupo publicou um fato relevante afirmando que o conselho de administração havia aprovado a terceira emissão de notas promissórias da companhia. Serão 220 notas promissórias, com valor nominal unitário de R$ 2,5 milhões, somando R$ 550 milhões.

 O presidente da EcoRodovias destacou que a compra do Complexo Tecondi vai permitir uma sinergia grande com os negócios do grupo na Baixada Santista. A empresa detém o controle do Ecopátio Cubatão (há ainda o Ecopátio Imigrantes e o Ecopátio Viracopos), plataforma logística que presta serviço logístico completo. Hoje, o Tecondi movimenta 310 mil contêineres por ano, mas a capacidade está em torno de 500 mil unidades. 'O terminal não opera mais porque tem a limitação de área de armazenagem. E nós, com o Ecopátio, temos espaço suficiente para elevar a movimentação', destacou Serás.

 Outro ponto positivo que contou na hora de fechar a compra, disse ele, foi o fato de o Tecondi estar ao lado de outros terminais que têm contrato de concessão vencendo neste ou nos próximos anos. Isso significa que a EcoRodovias entrará na disputa das licitações que o governo federal fizer no Porto de Santos. A concessão do Tecondi vence em 2023, e é prorrogável por mais 25 anos.

 Concessão rodoviária 

 Outra notícia envolvendo a EcoRodovias nesta sexta-feira veio de Brasília. A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) homologou o resultado do leilão de concessão da BR-116, no trecho de 475,9 quilômetros (km) entre o Espírito Santo e a Bahia. Com o resultado homologado, o consórcio vencedor, liderado pela EcoRodovias, terá de cumprir as condições prévias para a assinatura efetiva do contrato.

 A empresa venceu, em janeiro, a concessão da rodovia, com deságio de 45,63%. A homologação do resultado, no entanto, foi retardado por interferência do Tribunal de Contas da União (TCU), que não havia aprovado o plano de negócios apresentado pela companhia. Agora com a decisão positiva da ANTT, o grupo deve assinar o contrato no dia 26 de julho. A sexta rodovia administrada pela empresa receberá R$ 2,15 bilhões ao longo de 25 anos de concessão.  Por RENÉE PEREIRA
Fonte: O Estado de S. Paulo 19/05/2012

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Ecorodovias prevê investir R$ 130 milhões no Tecondi em 2 anos 

O grupo Ecorodovias deve investir cerca de R$ 130 milhões nos próximos dois anos no complexo Tecondi, que abrange o Terminal para Contêineres da Margem Direita (Tecondi), a Termares (armazém alfandegado) e a Termlog (de transporte e logística), no porto de Santos.

O grupo Ecorodovias deve investir cerca de R$ 130 milhões nos próximos dois anos no complexo Tecondi, que abrange o Terminal para Contêineres da Margem Direita (Tecondi), a Termares (armazém alfandegado) e a Termlog (de transporte e logística), no porto de Santos.

 De acordo com o diretor presidente da Ecorodovias, Marcelino Rafart de Seras, - que participou nesta manhã de teleconferência com analistas -, deste total, R$ 70 milhões serão voltados a equipamentos, R$ 30 milhões à parte de operação e manutenção e R$ 11 milhões, dirigidos à dragagem. O executivo ressaltou que a ideia é aumentar tanto a produtividade quanto a capacidade do terminal.

 O grupo EcoRodovias comprou 41% de participação no Tecondi por R$ 540 milhões. Os números não incluem sinergias do complexo com os pátios da empresa de Cubatão e Imigrantes. A negociação inclui a opção de compra dos 59% restantes em um ano, mas a estratégia é assumir o controle até o fim do ano.

 As ações foram adquiridas do grupo Formitex, que há uma semana assumiu o controle integral do Tecondi, com a finalização da compra da parte do sócio, o grupo Barbeito.

 Expectativa 

 O complexo Tecondi deve registrar receita líquida de R$ 512 milhões neste ano, após os R$ 466 milhões obtidos em 2011, segundo estimativas do presidente da Ecorodovias. Além disso, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) deve aumentar de R$ 158 milhões para R$ 179 milhões. A margem Ebitda deve crescer ligeiramente, de 34% para 35% no mesmo período de comparação.

 Apenas no primeiro trimestre deste ano, a receita líquida do complexo cresceu 30,4%, para R$ 124,7 milhões, enquanto o Ebitda subiu 47,6% e somou R$ 40,6 milhões, na comparação anual.

 Após o fechamento do mercado hoje, a Ecorodovias pretende divulgar um laudo de avaliação com as informações atualizadas do complexo, ainda sem as sinergias projetadas. Por Beatriz Cutait
 Fonte: Valor Economico 21/05/2012

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