A Brasil Online, dona dos sites de classificados de currículos e vagas de emprego Catho Online e Manager Online, passa a ser controlada, a partir de agora, pela australiana Seek, que atua no mesmo segmento.
A Seek aumentou sua participação na holding brasileira de 30% para 51%, com investimento de US$ 78,8 milhões. A Brasil Online foi avaliada em US$ 375 milhões.
A Seek comprou 16% da Brasil Online que pertenciam ao fundo Tiger Global Management. Os outros 5% estavam nas mãos da empresa de investimento australiana Consolidated Press Holdings Ltd. A Tiger Global permanece no negócio, com os 49% restantes das ações.
A Catho Online, carro-chefe da companhia, tem como principais negócios os serviços para quem busca um emprego, no qual uma pessoa paga uma mensalidade para anunciar seu currículo e se candidatar a vagas. Esses serviços respondem por 84% do faturamento da Catho, de R$ 240 milhões. O restante da receita vem da venda de serviços e produtos para empresas, como a triagem de currículos e pesquisas salariais.
O perfil da Seek é diferente. De acordo com Claus Vieira, novo CEO da Catho Online, os classificados são o principal serviço da companhia. As empresas é que pagam para anunciar suas vagas, e os candidatos publicam seus currículos gratuitamente. Segundo o executivo, esse modelo funciona bem em países com baixas taxas de desemprego, como é o caso da Austrália, onde o índice é de 5,5%. Como fica difícil encontrar funcionários nesse cenário, as empresas pagam para anunciar.
A Seek quer aplicar essa lógica no Brasil, onde a taxa de desemprego está em 6%. Segundo Vieira, a ideia é que entre três e cinco anos, a receita da Catho com serviços para empresas seja igual a de serviços para candidatos. Vieira, que já foi CEO do provedor de internet UOL e presidente da empresa de tecnologia bancária Tecban, está na Catho há quatro semanas. Ele atuava como consultor e assumiu mandatos como CEO em diversas empresas desde 2007.
A Seek assumiu ontem o controle do Centro Online de Carreiras do México (OCC), líder em recrutamento on-line no país latino-americano, aumentando sua participação na empresa de 41% para 57%. O valor do negócio foi de US$ 22,5 milhões. A empresa está presente ainda na Nova Zelândia, na China e no Sudeste Asiático.
Fonte: Valor Econômico 30/05/2012
COMENTÁRIO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário