Facebook anunciou que vai pagar R $ 1 bilhão para adquirir Instagram - uma empresa que tem menos de dois anos, ainda não obteve receita e cerca de uma dúzia de funcionários.
Lembre-se, as aquisições são justificadas pelo comprador do que elas poderão proporcionar no futuro, e não um mero múltiplo de receitas ou lucros existentes atualmente. Então, por que é Instagram vale US$ 1,0 bilhão?
Facebook adquiriu Instagram para cerca de US$ 30,00 por usuário, ou US$ 1,0 bilhão (US$ 30/usuário X 33 milhões de usuários = US$ 1,0 bilhão). Facebook está avaliado em cerca de US$ 100,00 por usuário ou US$ 80,0 bilhões ($100/usuários x 800 milhões de usuários = US$ 80,0 bilhões). Outros aplicativos sociais populares são avaliados em cerca de US$ 20,00 a US$ 50,00 por usuário.
Se o Facebook valia US$ 80,0 bilhões na semana passada, vale agora $ 81 bilhões com a adição de Instagram? Sim.
Eis o porquê:
A primeira coisa é que as pessoas fazem no Facebook é compartilhar fotos. Fotos vão parar no celular em grande volume. Instagram é o líder em fotos via celular. Instagram adicionou um milhão de usuários no primeiro dia de disponibilidade no Android. Facebook precisa de uma força motora de crescimento para mostrar aos investidores depois do IPO. Instagram é que o que irá alavancar o crescimento, e isso vale muito mais do que US $ 1 bilhão para o Facebook e os seus investidores.
Web2.0 para Mobile.
Tudo está indo via celular. Caminhos via Instagram e FourSquare são totalmente por mobilidade, e não se preocupam com a web. Isso poderia marcar o ponto de virada para uma outra grande mudança; Web 2.0 para Mobile. Facebook tem um app para celular horrível e precisa atualizar seus serviços.
A Instagram vale US $ 1 bilhão para a Microsoft ou Twitter?
Provavelmente não. Microsoft não poderia rentabilizar os usuários e crescimento da mesma maneira que pode o Facebook. Microsoft não está focada em fotos sociais ou móvel. Twitter poderia realizar uma tonelada de valor de Instagram, mas US$ 1,0 bilhão? Provavelmente não. Twitter ainda vai ter muitos usuários e tráfego de Instagram.
O valor de uma empresa é diferente para diferentes potenciais compradores.
Se o Facebook pode rentabilizar os seus usuários de forma que justifique US$ 100/usuário, então pagar US$ 30,00 por usuário para uma aquisição é um grande negócio.
Para outros potenciais compradores talvez não. Depende de seu modelo de monetização, e o que eles pretendem fazer com a aquisição no futuro. É por isso que Instagram vale US$ 1,0 bilhão para o Facebook, e patentes da AOL valem US$ 1,0 bilhão para a Microsoft. Ambos adquiriram um bom valor para o que eles querem realizar.
Extraído do post de Don Dodge, publicado originalmente em seu blog
Fonte:CNNMoney 10/04/2012
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BASTIDORES
O jornal The Wall Street Journal publicou em 18/04/2012, matéria sob o título “ Facebook Deal, Board Was All But Out of Picture“ os bastidores da negociação entre Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e o CEO da Instagram, Kevin Systrom.
PRAZO
Foi notável a rápida negociação, que durou três dias para fechar o acordo entre o Facebook e Instagram, semanas que antecedem o IPO da empresa que pode ser valorizada em até US $ 100 bilhões.
Zuckerberg é dono de 28% das ações do Facebook, e controla 57% dos direitos de voto, dando-lhe a liberdade para agir de forma independente se ele quiser.
O sprint de três dias para o negócio começou em 5 de abril, quando Zuckerberg pegou o telefone e ligou para Systrom. Na oportunidade Systrom acabara de assinar acordo horas antes com fundo de venture-capital para receber investimento US $ 50 milhões, e tinham avaliado o valor de mercado da Instagram em US $ 500 milhões, mesmo não tendo ainda receitas e somente 13 empregados.
Naquela noite, os dois CEOs se reuniram na casa do Zuckerberg. Encontraram-se lá de novo na sexta-feira e sábado, encerrando os entendimentos às 12 horas do domingo.
O normal em negociações desse porte é que os advogadas de ambas as partes analisam a proposta e negociam outros valores, algo que pode durar semanas.
Entre o Facebook e o Instagram a coisa foi diferente.
Mark Zuckerberg revelou os seus planos ao conselho de administração da rede social somente quando o negócio estava prestes a ser fechado.
PREÇO
A Instagram foi lançada em 6 de outubro de 2010. No primeiro dia,recebeu cerca de 25.000 usuários. Em maio de 2011, atingiu 3.750.000. Esse crescimento rápido atraiu pretendentes no início. Systrom rejeitou todos convencido em construir sua própria empresa. Agora, na reunião na casa do Zuckerberg, Systrom pediu US$ 2 bilhões para Instagram.
NEGOCIAÇÃO
Zuckerberg, contudo, sugeriu o valor da Instagram como uma porcentagem do valor do Facebook. Zuckerberg, planejava pagar Instagram principalmente com ações do Facebook.
No final Zuckerberg convenceu o criador da Instagram, a reduzir pela metade o preço pedido pela empresa, de dois bilhões para um bilhão de dólares. E também ofereceu garantias de que Instagram permaneceria independente, do Facebook.
No sábado e domingo, concluíramos detalhes do acordo.
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PAGAMENTO
O Facebook adquiriu o serviço de compartilhamento de fotografias por US$ 1 bilhão no início do mês, concordando em pagar aproximadamente 30% em dinheiro e 70% em ações, segundo pessoas a par das negociações que não quiseram ser identificadas. Nesse patamar, o Facebook atribui a suas ações o preço de cerca de US$ 30 cada. Com base nesses números, a rede social é avaliada em cerca de US$ 75 bilhões.
Mas, na realidade, poderá valer bem mais. Durante as negociações com o Instagram, as partes elaboraram o acordo em torno de um pressuposto lógico: o Facebook logo poderá ser negociado em bolsa a um valor de mercado muito maior. Segundo as fontes, as companhias discutiram um valor potencial de aproximadamente US$ 104 bilhões. O cofundador do Instagram, Kevin Systrom, foi o primeiro a se referir à cifra.
A compra do Instagram, que foi definida um "marco histórico" por Zuckerberg, ressalta a importância do celular nas ambições do Facebook. Enquanto a estrela do Instagram subia, Zuckerberg tratou de apressar o negócio.
Evelyn M. Rusli, do The New York Times
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MULTA
O Facebook prometeu pagar US$ 200 milhões ao Instagram, caso as autoridades governamentais não autorizem a proposta de compra feita pela rede social. Mark Zuckerberg, CEO da rede social, anunciou a compra do aplicativo que permite compartilhar fotos por US$ 1 bilhão no início de abril –a aquisição ainda precisa ser aprovada pelos órgãos reguladores.
“Nós concordamos em pagar US$ 200 milhões ao Instagram caso a junção das duas empresas não seja completada”, informou a rede social em um adendo feito aos documentos apresentados à Securities and Exchange Commission, que equivale à Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (os papéis foram disponibilizados na internet).
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