25 abril 2012

Mobile banking cresce exponencialmente no Brasil

O uso de smartphones para acesso a dados bancários vem crescendo exponencialmente no Brasil. De acordo com a pesquisa anual Ciab Febraban, divulgada nesta quarta-feira, 25, em São Paulo, entre 2010 e 2011 o número de contas correntes com mobile banking cresceu 49%, passando de 2,2 milhões para 3,3 milhões.

 “No ano anterior, o crescimento tinha sido ainda maior, de 72%. As contas foram de 1,3 milhão em 2009 para 2,2 milhões em 2010”, afirma Luiz Antonio Rodrigues, diretor de tecnologia da Febraban. Ele explicou que esta explosão está diretamente relacionada ao crescimento nas vendas de smartphones no Brasil – média de 88% ao ano, de 2009 a 2011 – e tem provocado também uma mudança no perfil dos usuários. “Ao contrário dos usuários tradicionais, o cliente de mobile banking é mais assíduo e faz mais transações diárias”, diz. Por transações entenda-se desde a consulta de saldos a extratos até a conclusão de pagamentos.

 De todo modo, uma das conclusões do estudo foi de que o mobile banking ainda tem muito espaço para crescer no mercado brasileiro e, mais que isso, potencial para se tornar tão relevante quanto o internet banking, hoje o meio de acesso preferido pelos clientes brasileiros. A tendência, segundo Rodrigues, é global. Ele citou como exemplo os Estados Unidos, onde o número de usuários de aplicativos bancários em smartphones cresceu de 7,3 milhões para 13,7 milhões no último ano. “Se houver convergência de plataformas, este crescimento tende a ser ainda mais acelerado nos próximos cinco anos”, prevê.

 E isso representa um desafio enorme para as organizações de TI dos bancos, pois mostra que os usuários tornaram-se mais exigentes. “Antigamente os bancos determinavam os canais pelos quais os clientes poderiam interagir. Hoje é o inverso, o cliente define seu canal de preferência e os bancos têm que trabalhar para oferecer o mesmo nível de serviço em todos eles”, afirma Rodrigues.Por Fabio Barros
 Fonte:Convergência Digital 25/04/2012

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