O armazenamento de dados vai aumentar cerca de 800% nos próximos cinco anos, refletindo a geração cada vez maior de conteúdo, principalmente nas redes sociais. A afirmação foi feita por Ray Paquet, vice-presidente administrativo da empresa de pesquisas de mercado Gartner.
“A cada minuto, um total de 700 mil fotos está ‘subindo’ para o Facebook”, disse Paquet, citando um exemplo da enorme quantidade de conteúdo gerada a partir dos sites de relacionamento.
A geração cada vez maior de conteúdo – fenômeno batizado de “Big data” – tem provocado mudanças importantes no mercado de data centers. Segundo Henrique Cecci, diretor de pesquisas do Gartner no Brasil, a principal preocupação no momento é encontrar tecnologias que ajudem a diminuir os custos relacionados ao consumo de energia, que ainda são altos.
“A conta de energia passou a ser uma responsabilidade dos departamentos de tecnologia da informação das companhias, algo que antes não acontecia”, afirma Cecci. De acordo com ele, a tendência é que os centros de dados passem a ser menores, mas com diversas zonas – algumas mais densas e outras menos, ou seja, com uma necessidade reduzida de processamento de dados. Por Bruna Cortez
Fonte:Valor03/04/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário