22 março 2012

Com parcerias, Dell quer conquistar as microempresas

A Dell deve impulsionar os serviços da Locaweb, que tem 80% da carteira de clientes composta por micro e pequenas empresas

Indústria se une com Locaweb para vender hardware e serviços para clientes que vão dar o primeiro passo na informatização.

Vaidosa, a americana Kim Hibler é uma apaixonada por sapatos. Em sua primeira visita a São Paulo, não pôde deixar de visitar as lojas brasileiras e comprar alguns pares dos modelos nacionais.

A surpresa da executiva, no entanto, não foi com os preços ou diversidade dos produtos, mas com a pergunta da vendedora: "Quer dividir o pagamento em dez vezes?".

O choque cultural vivido na loja de sapatos é uma amostra dos desafios que Kim enfrentará para se adaptar às características do mercado brasileiro.

A executiva, que atuava nos Estados Unidos, acaba de assumir a vice-presidência da Dell para pequenas e médias empresas nas Américas, e já teve algumas amostras das diferenças entre o os dois mercados.

Assim como na loja visitada por Kim, na Dell Brasil a preferência dos consumidores e pequenos e médios empresários também é pelo parcelamento, algo incomum nos Estados Unidos.

"Descobri que no Brasil 80% das pequenas e médias empresas utilizam financiamento para comprar da Dell", diz a executiva, se familiarizando com o mercado local.

Embora ainda em processo de conhecimento do mercado local, a executiva já encabeça algumas estratégias no país. Para impulsionar o crescimento da área no Brasil, Kim está focada em parcerias com outros fornecedores que tenham atuação forte no segmento de pequenas e médias empresas.

A fabricante acaba de fechar com a brasileira Locaweb para fazer venda conjunta dos produtos da Dell e serviços como o de hospedagem de sites, por exemplo.

"A compra de equipamento é o momento em que a empresa está se informatizando, então também é o momento de entrar na internet", diz Gilberto Mautner, presidente da Locaweb.

Por conta disso, o executivo acredita que a venda em conjunto com a Dell deve impulsionar os serviços da Locaweb, que tem 80% da carteira de clientes composta por micro e pequenas empresas.

Esta é a primeira parceria que a Locaweb faz com um fornecedor de hardware e vendas conjuntas são um ponto forte na estratégia para 2012. Segundo Mautner, cerca de vinte parcerias já foram fechadas com fornecedores de serviços.

"Teremos mais uma na área de software nas próximas semanas." Atualmente, as grandes empresas ainda são responsáveis pela maior parte da receita de cerca de US$ 16 bilhões da Dell no mundo (30%), mas Kim diz que para o presidente e fundador Michael Dell há uma atenção especial com os pequenos "Este segmento é um motor de crescimento forte para a Dell", diz. Por Carolina Pereira
Fonte:brasileconomico22/03/2012

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