O vigor da economia brasileira também transparece nas operações da rede. O Brasil conta com sete das 10 unidades mais rentáveis do Applebee's fora dos Estados Unidos.
Em operação desde 2004 no Brasil, o Applebee's conquistou em 2011 o sexto ano consecutivo de crescimento de vendas na casa dos dois dígitos.
Sem revelar valores, Norman Baines, gerente geral da Applebee's Internacional para a América Latina, afirma que a expansão nas vendas foi de 16,8% no ano passado, considerando as lojas comparativas.
Em âmbito global, a receita do Applebee's com franquias atingiu US$ 128,3 milhões (R$ 233,8 milhões) de janeiro a outubro de 2011, valor 13% superior aos US$ 113,5 milhões vistos um ano antes. Estes são os dados mais recentes disponibilizados pela DineEquity, proprietária do Applebee's e IHOP nos Estados Unidos.
Ainda são poucos restaurantes espalhados pelo país. A rede conta com nove unidades em São Paulo, uma no Rio de Janeiro, uma em Belo Horizonte e duas em Porto Alegre.
Mas há uma explicação para isso. De origem americana, a estrutura do Applebee's fora dos Estados Unidos é totalmente baseada em franquias.
"Em termos internacionais, não têm lojas próprias. São feitos acordos para desenvolvimento territorial", explica Baines.
O acordo entre a Applebee's e o franqueado prevê a construção e operação de um determinado número de restaurantes em uma área geográfica, dentro de um prazo estabelecido.
Por isso, é exigido que o franqueado tenha, além de experiência no setor, um valor patrimonial líquido de R$ 1,82 milhão (US$ 1 milhão).
Com 13 restaurantes, o Brasil responde por quase metade das operações na América Latina. O país é seguido por Honduras, com sete unidades, Chile (4), Guatemala (3), Porto Rico (2) e Costa Rica (1).
"Dos 10 restaurantes que mais vendem fora dos Estados Unidos, o Brasil tem sete. Há alta rentabilidade no Brasil, o que mostra a aceitação da marca", relata Baines.
A rede cresce em média duas lojas por ano e a expectativa é manter esse ritmo em 2012.
"É um ritmo bom. Conforme for ocupando o Brasil, o passo acelera", aponta o executivo, destacando que este é um setor com oportunidade de crescimento.
Questionado sobre a concorrência, o executivo afirma que a rede é única no serviço em que oferece. "O Outback, por exemplo, é outra categoria de restaurante, é uma steakhouse. O cliente vai lá para comer carne e o Applebee's possui um menu variado", diz.
Com 31 anos de operação, o Applebee's está presente em 18 países e é a maior rede de casual dining do mundo.
Características
Além de comprovar patrimônio, o franqueado investe, em média, R$ 2,5 milhões para construção e montagem de um restaurante.
Sobre as vendas brutas, são cobradas taxas de royalties (4%) e publicidade (3,5%).Por Micheli Rueda
Fonte:brasileconomico23/03/2012
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