28 fevereiro 2012

TGestiona cresce na disputa por transporte no País

O grupo espanhol Telefônica, operador líder no mercado nacional de serviços de telefonia, contact center e Internet por meio de suas controladas Vivo, Atento e TVA, aposta agora na oferta de serviços fora da esfera das telecomunicações. A cartada da vez feita pela tele agora é a expansão de seu braço no setor de logística com a empresa TGestiona, companhia que rende R$ 200 milhões anuais aos cofres da Telefônica atuando nos transportes, distribuição e gestão de estoques, além de terceirização de serviços.

A empresa, que ganha destaque depois da integração da Vivo junto à Portugal Telecom (PT), chega para brigar com gigantes como DHL, América Latina Logística (ALL) e a LLX, do milionário brasileiro Eike Batista. Surgiu em meados de 2001 para atender exclusivamente às holdings do grupo, se lança ao mercado externo, passando a atender também clientes como Lenovo, Dell, Positivo, ZTE, Motorola, Samsung, Sony Ericsson e Canon.

"A Telefônica passou a tratar a TGestiona como empresa separada do CSC [Centro de Serviços Compartilhados] do grupo. Essa decisão foi tomada após um longo estudo, onde a TGestiona decidiu enfrentar mais um desafio e se adequar ao mercado de logística", afirma Clóvis Travassos, diretor-geral da TGestiona .

Para o executivo, a empresa tem como foco de mercado para o ano de 2012 o momento de aquecimento verificado no setor de eletroeletrônicos, em todo o Brasil. A decisão foi tomada porque a atividade de movimentação de produtos gerou metade da receita de R$ 205 milhões registrada no ano passado.

"Existe um aumento significativo na movimentação de cargas nas empresas de eletroeletrônicos. Estão também no foco da empresa a ampliação da carteira de clientes, com foco em empresas além do Grupo Telefônica, ampliação da estrutura física e reforço na estrutura comercial", conta Pastorello.

Atualmente, a TGestiona conta com centros de distribuição (CD) em São Paulo, no Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco e já possui tem 15 clientes em carteira. A estimativa da empresa é crescer 15% neste ano, com logística reversa, distribuição de produtos de alto valor agregado e outros serviços.

Brasil
Ainda pouco conhecida no mercado nacional, a TGestiona hoje se encontra "bem adaptada ao Brasil", de acordo com o diretor de Logística Maurício Pastorello. "No Brasil, não passamos por nenhum tipo de dificuldade, além daquelas já esperadas para o negócio. Condições de estradas, burocracia do setor são esperados na implementação de qualquer empresa de logística ou terceirização.

O que havia antigamente era um antigo posicionamento focado em atender especialmente empresas do Grupo Telefônica. Esse posicionamento não existe mais, e hoje, a TGestiona vai a mercado competir na conquistar cada vez maior de clientes", diz Pastorello.

A movimentação que a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, tem provocado em vários segmentos econômicos no Brasil parece estender-se também para as empresas de transporte rodoviário de carga. O executivo explica que esta demanda está provocando um aumento no volume de deslocamento de cargas no País.

"Isso não ocorre por acaso, e sim porque, em volume, a participação do modal rodoviário supera a marca de 60% do total de cargas transportadas pelo Brasil afora. No ano passado, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte [CNT], transitaram pelas rodovias nacionais 485,6 bilhões de toneladas por quilômetro útil [TKU]. Diante de tais números e para atender ao crescimento da demanda, são necessários investimentos, para aumentar a produtividade nessa área", estima o diretor de Logística.DCI
Fonte:Mundologistica24/02/2012

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