O setor de franquias brasileiro deve fechar 2011 com crescimento de 15%, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a R$ 86 bilhões. É o que estima um levantamento realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Este ano, o número de marcas e unidades deve registrar expansão de 10%, frente a 2010.
O presidente da ABF, Ricardo Bomeny, afirma que, apesar dos números serem positivos, o alto custo dos imóveis de forma geral e das locações em shopping centers foi, no último semestre, o principal limitador da expansão do setor.
Segundo ele, a saída para lidar com este problema são as galerias comerciais e as lojas de rua. Atualmente, existem no País 1.855 marcas com 90 mil lojas franqueadas.
Previsão para 2012
Em relação ao cenário futuro, a associação continua otimista para 2012. No próximo ano, o setor de franquias deve alcançar alta de 15%, com uma expansão de 8% no número de marcas e de 9% a 10% no número de unidades.
Entre os segmentos que deverão ser destaque no próximo ano, estão as microfranquias, cujas marcas têm investimento de até R$ 50 mil. “A previsão é que esse segmento continue crescendo em torno de 20% em 2012”, acrescenta.
O diretor-executivo Ricardo Camargo acrescenta que, apesar da crise nos Estados Unidos e na Europa, a expansão internacional também volta a ser interessante, com o novo quadro da alta do dólar e os impostos para exportação.
“Os mercados da América do Sul, Ásia e Oriente Médio estão bastante aquecidos e despontam como excelentes focos de internacionalização de franquias”. Por: Karla Santana Mamona
Fonte:infomoney23:12:2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário