20 dezembro 2011

Cai a concentração de mercado entre as grandes redes varejistas

O Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo) apresentou hoje um ranking sobre as maiores varejistas do Brasil e o nível de concentração do mercado em 2010. De acordo com o estudo, as cinco maiores redes instaladas no Brasil são: Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart, Lojas Americanas e Makro, segundo faturamento bruto das empresas no ano passado. Em 2009, o ranking foi o mesmo, com exceção da quinta colocação, ocupada pela Máquina de Vendas, que ocupa agora a sétima posição.

Na lista das cem maiores em 2010, há 44 companhias de varejo com faturamento bruto superior a R$ 1 bilhão. È quase a metade do total das 100 empresas analisadas.

Juntas, as cinco primeiras colocadas faturaram R$ 101,3 bilhões em 2010 _ um crescimento de 7,2% ante os R$ 94,5 bilhões registrados em 2009. Na pesquisa anterior, as cinco maiores empresas registraram uma alta maior, de 16,4% em 2009 relação a 2008.

No ano passado, as cinco maiores redes responderam por 45% do faturamento das 100 empresas avaliadas no estudo. Em 2009, as cinco maiores responderam por 57% do faturamento das 80 empresas analisadas (o número de varejistas estudadas em 2009 foi menor). Por Adriana Mattos
Fonte:Valor20:12:2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário