A Tecnologia da Informação está presente em todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. O valor desse segmento tão importante é medido a partir do momento em que a TI entrega experiências aos negócios, com automação e otimização de tempo e recursos financeiros. Principalmente nas grandes organizações com milhares de funcionários espalhados pelo mais diversos departamentos, esses valores são mais destacados. O desafio aqui é falar a linguagem corporativa com uma boa comunicação.
Nesse sentido, o setor de tecnologia das Organizações Globo vem aprimorando a sua capacidade de interagir com os outros departamentos, articulando novas ideias para melhorar o cotidiano da companhia. “A comunicação é muito importante para nós, justamente para entender as necessidades de negócio e entregar o que mais proporciona valor à companhia”, diz Carlos Octavio Queiróz, diretor de TI da emissora.
“Qualquer CIO ou líder de TI precisa saber lidar com a comunicação para falar a mesma língua do core business da empresa. Sem isso, não seremos capazes de liderar e convencer. O setor de tecnologia é delineado pela comunicação”, completa.
Com objetivo de entregar maiores experiências para os usuários, o departamento da emissora adotou novas estratégias de comunicação para falar a linguagem do negócio e melhorar sua percepção dos benefícios gerados pela TI. Desde 2005, a organização vem investindo em diversas tecnologias de transmissão e produções. Queiróz explica que, para mostrar ao negócio o valor gerado por esses investimentos, a questão da linguagem é um desafio a ser superado, pois é necessário o cuidado na hora de passar a mensagem.
“É importante que toda a organização perceba as vantagens de contar com a TI para suas atividades diárias, seja dentro ou fora da empresa. Para isso, a contextualização conta muito, pois planejamos todo o processo de comunicação para mostrar o que estamos fazendo para melhorar o ambiente de trabalho”, conta. “Nossa meta é andar ao lado dos negócios, entendendo suas necessidades, deixando os usuários experimentarem as novas aplicações e tecnologias adotadas, além de trazê-los para perto de nós. Essas ações permitem medir o valor para o qual estamos entregando ao negócio”, acrescenta.
Segundo o executivo, essas medidas contribuíram para uma melhor gestão e colaboração do setor de tecnologia com os negócios da emissora. “Acredito que a maior contribuição se dá pela ênfase em tentar buscar a compreensão e avaliação das ações e projetos de TI. Isso exige uma mudança de mentalidade, de linguagem e postura da nossa parte”, explica. Nesse período, o maior desafio destacado por Queiróz é a capacitação do departamento para ter uma visão mais estratégica, desenvolvendo habilidade de comunicação. “Não considero que este desafio tenha sido superado. É uma curva de maturidade. Evoluímos bastante, mas ainda temos outros passos a dar”, completa o diretor.
Nesse ponto, a comunicação também faz parte desse processo de entregar de valor. De acordo com o executivo, é importante contar com a visão do próprio usuário sobre os novos recursos tecnológicos e como eles podem contribuir para o dia a dia da emissora. “Buscamos direcionar nossos projetos com base nas diretrizes estratégicas da empresa. Além disso, nossa meta é estar próximos das áreas de negócio para atualizarmos dinamicamente as eventuais mudanças de prioridades que ocorrem ao longo do ano”, finaliza.Por Léia Machado
Fonte:decisionreport17/11/2011
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