Crescem as pressões para que a PepsiCo desmembre a divisão de salgadinhos da divisão de refrigerantes, mas multinacional resiste
Os investidores nos EUA querem que a PepsiCo, dona da Quaker e das batatas fritas Ruffles, separe a divisão de alimentos da divisão de refrigerantes, assim como fez a Kraft no mês passado, informa o jornal Financial Times. O desmembramento das operações valorizaria as ações da PepsiCo na visão dos investidores, mas a ideia é contestada pela presidente da companhia, Indra Nooyi.
A Pepsico informou no início deste mês que irá revelar, no começo de 2012, as conclusões de uma revisão estratégica dos seus negócios.
No Brasil, a PepsiCo está investindo na divisão de alimentos. A empresa acaba de pagar uma cifra estimada em R$ 800 milhões pela fabricante brasileira de biscoitos Mabel. A meta da multinacional é ser líder no setor no Brasil. Para isso, o grupo deve avaliar novas aquisições, segundo fontes do setor.
As pressões para que a PepsiCo desmembre suas divisões deve crescer, afirma o Financial Times, principalmente depois de o investidor ativista Nelson Peltz ter comprado US$ 150 milhões em ações da companhia, por meio de sua administradora de fundos, a Trian Fund Management.
Embora a participação seja relativamente pequena em relação ao valor de mercado de PepsiCo, de US$ 100 bilhões, a entrada de Peltz no capital da companhia sinaliza que a demanda para elevar o valor da companhia deve se acentuar.
Em junho, Peltz comprou US$ 420 milhões em ações da Kraft. Dois meses depois, a Kraft anunciou planos para desmembrar as suas divisões.
Fonte:iG16/11/2011
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