03 outubro 2011

BRF compra Avex e Grupo Dánica, da Argentina

A BRF Brasil Foods informou hoje (03/10) por meio de um comunicado,que adquiriu, por meio de sua subsidiária na Argentina, o controle societário da Empresa Avex e, por intermédio desta última, incorporou as empresas Flora Dánica, Flora San Luis e GB Dan (Grupo Dánica), ambas sediadas naquele país. Conforme o comunicado, assinado por Leopoldo Viriato Saboya, diretor vice-presidente de Finanças, Administração e Relações com Investidores da BRF, os investimentos totais para as aquisições serão de aproximadamente US$ 150 milhões, sendo que a BRF terá a participação de dois terços e os sócios locais com um terço.

A empresa utilizará recursos próprios nas aquisições. A Avex terá um acordo de acionistas, que determinará a forma de gestão da empresa. "Em linha com o plano estratégico de internacionalização da BRF, estas aquisições têm como objetivo o fortalecimento das marcas BRF no Mercosul, com ampliação de portfólio de produtos, acesso ao mercado local e ampliação da plataforma de exportação", diz o comunicado.

De acordo com a companhia brasileira, o Grupo Dánica possui estrutura ampla de distribuição para produtos secos e refrigerados, o que permitirá o complemento da estrutura de vendas e distribuição da BRF, além da exportação de produtos para o Cone Sul e desenvolvimento de produtos para food service. A empresa é líder local no mercado de margarinas (62%) e vice líder na produção de molhos (20%).

Localizado em Buenos Aires, o Grupo Dánica opera com as seguintes principais marcas: Dánica, Manterina, Vegetalina, Danifesta e Primor. Em 2011, faturou US$ 122,7 milhões, atingindo vendas de 68,3 mil toneladas, com 689 funcionários.

Já a Avex é uma empresa localizada em Rio Cuarto, Córdoba, produtora de frangos inteiros, cortes, resfriados e congelados. Em 2010, segundo a BRF, faturou US$ 66,8 milhões, sendo 70% das vendas concentradas no mercado interno, atingindo vendas de 41,5 mil toneladas e contando com 494 funcionários. "Em termos de mercado, a Avex é o sexto maior player local de frango, com 4% de market share, na Argentina", diz o comunicado.

Atualmente, a BRF atua no mercado da Argentina com exportações de produtos processados e in natura, especialmente da marca Sadia, atingindo os distribuidores e, especialmente, a região de Buenos Aires. "O projeto Mercosul trará oportunidade para a BRF consolidar-se como player na América Latina, com fortalecimento da marca, acesso a clientes locais, ampliação da estrutura de distribuição e da base competitiva para exportação", acrescenta a companhia.
Fonte:Epocanegocios03/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário