Depois de fazer sociedade com a América Latina Logística (ALL) em transporte rodoviário, com a criação da Ritmo Logística, a paranaense Ouro Verde planeja reforçar a atuação em aluguel de equipamentos pesados para obras de infraestrutura.
Hoje o segmento responde por 45% do faturamento, que deve somar R$ 500 milhões em 2011, e a intenção é elevar a fatia para 60% em 2012. As mudanças acontecem ao mesmo tempo em que a direção da empresa prepara a abertura de capital, prevista para o fim de 2012 ou começo de 2013, e estuda a possibilidade de aquisições ou novas parcerias.
Atualmente a Ouro Verde negocia contratos com companhias envolvidas na construção da usina hidrelétrica Belo Monte e está de olho em oportunidades em outras grandes obras. Ela também quer crescer em serviços de logística para cana-de-açúcar. Possui três contratos na área e mais três, que somam R$ 75 milhões, estão em estudo. Outras frentes em ampliação são a coleta de resíduos de grandes geradores e a terceirização de frota de veículos leves. Em todos os casos, as margens são maiores que as obtidas em transporte rodoviário. “A estratégia é focar em operações mais rentáveis”, diz o diretor superintendente, Karlis Kruklis.
Nos primeiros seis meses do ano, a Ouro Verde teve receita líquida de R$ 225,3 milhões. Os investimentos previstos para 2011 são de R$ 350 milhões e, com os planos em andamento, podem passar de R$ 500 milhões em 2012. Em maio, a empresa emitiu R$ 215 milhões em debêntures, para alongar o perfil da dívida (que soma R$ 908 milhões), e tem R$ 288 milhões em caixa. Com a formação da Ritmo, na qual possui 35% de participação, a empresa transferiu ativos e clientes e também cedeu o prédio ao lado de sua sede, em Curitiba, para a operação de transporte rodoviário. A área, que deu origem à Ouro Verde há 38 anos e respondia por mais da metade das receitas há três anos, estava representando 18%, porque outras áreas ganharam importância.
Fonte:valoreconomico01/09/2011
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