Rede social para pessoas com cabelos encaracolados levantou R$ 2 milhões de uma só vez; veja outros exemplos
O NaturallyCurly.com é uma rede social voltada a pessoas com o cabelo naturalmente encaracolado. Isso pode soar hermético demais para algumas pessoas, mas há investidores que veem nessa ideia uma oportunidade para faturar alto. Em duas diferentes rodadas de captações, realizadas neste ano, a rede social conseguiu um total de R$ 5,4 milhões, em valores atuais.
Os céticos dirão que exemplos como o do NaturallyCurly.com mostram evidências de uma nova bolha em investimentos na web - evidenciado pela grande valorização de redes como o Facebook e o Linkedin. Mas é fato que, de tempo em tempos, ideias pouco usuais conseguem levantar milhões com investidores, a despeito das críticas.
O Predictify, por exemplo, site que pretendia "antever eventos futuros" (e que nada tinha de esotérico), teve vida curta, mas a efemeridade não o impediu de captar US$ 4,3 milhões em 2008. Para o também pouco convencional WeeWorld, rede social não para pessoas, mas para seus alter egos virtuais (ou "avatares"), os investidores separaram US$ 15,5 milhões em 2006.
Nem todo projeto de rede social é uma ideia de milhões de dólares, mas também nem sempre é de milhões de dólares que dependem todas as ideias.
O Ravelry é um dos maiores exemplos disso. Com dedicadíssimos 1,5 milhão de membros, a rede social atrai aficionados por tricô e crochê. O site mantém-se no ar pelo esforço de uma equipe de apenas quatro pessoas, já rejeitou ofertas para ser vendido e, em 2008, ao longo de três semanas, levantou US$ 71 mil em doações espontâneas de 3,5 mil de seus usuários.
"Nós não recebemos apenas um grande reforço financeiro, mas também uma onda de amor", escreveu a equipe do Ravelry na mensagem de agradecimento a seus doadores. Na avalanche de projetos caça-níqueis que pululam na internet, há, como se vê, espaço para tudo. Até para a ternura.
Fonte:iG16/09/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário