Negócio de cosméticos de R$ 500 milhões desembarca no Brasil com loja em São Paulo e planos para 200 unidades.
O holandês Raymond Cloosterman, ex-vice presidente sênior de novos negócios da Unilever Europa, e a brasileira Katia Costa, que trabalhou durante anos na companhia e chegou a participar de um grupo que atuou em Chicago na venda de marcas locais da Unilever para terceiros, se uniram para trazer ao Brasil a varejista holandesa Rituals, negócio voltado à comercialização de cosméticos para mulheres, homens e até mesmo para a casa, que deve fechar 2011 com faturamento superior a meio bilhão de reais, 200 lojas em operação na Europa e presença em 300 pontos de venda independentes como lojas de departamento.
Estudo encomendado a uma empresa de geomarketing revelou que, pelo perfil da empresa e pelo potencial do Brasil, a Rituals poderia ter 200 lojas abertas hoje no país. Embora esteja presente em várias cidades europeias, a marca é especialmente forte em Portugal e na Bélgica.
Agora, o negócio fundado por Cloosterman em 2001 com ajuda de um fundo de venture capital da Unilever e hoje integralmente nas mãos de pessoas físicas, quer ser gente grande no Brasil, assim como são O Boticário e a L' Occitane.
"Há muitas oportunidades inexploradas no Brasil, especialmente neste nosso conceito que propõe que as pessoas parem de viver em piloto automático e passem a promover pequenos rituais para cuidar do rosto, do corpo e da casa a partir de produtos que nasceram a partir de estudos feitos por antropólogos", diz Clooseterman, em entrevista exclusiva ao Brasil Econômico.
Com um portfólio de cerca de 400 produtos, a Rituals inicia o desenvolvimento de cada item a partir de estudos de rituais realizados nos primórdios. Para desenvolver a linha de maquiagens, por exemplo, a empresa contratou antropólogos para estudar Cleópatra e seus hábitos.
Os batons, sombras e blushes da marca podem ser encontrados desde o começo da semana em um quiosque do Shopping Paulista e em uma loja aberta na rua Oscar Freire, bairro chique dos Jardins, ambos na capital paulista.
Produção local
Em 2012, o país deve receber duas lojas Rituals em shoppings - os locais estão sendo negociados. Inicialmente, a varejista holandesa está atuando no país via modelo de franquia.
As donas da marca em São Paulo são Ana Paula Mattar, ex-Unilever Brasil, e Katia Costa, que trabalhou com Ana em São Paulo e com Cloosterman na Unilever Bélgica. Katia atua paralelamente como diretora do grupo Ligna, que investe em empresas como Duratex e Leroy Merlin.
As sócias estão investindo R$ 3,5 milhões para trazer a Rituals ao Brasil e querem faturar R$ 4 milhões em 2012.
Em 18 meses, a marca deve ter cinco lojas em São Paulo e, a partir de 2013, 15 unidades por ano no país. Nesta fase, o plano é substituir as importações pela produção local, feita em terceiros. Por Françoise Terzian
Fonte:brasileconomico22/09/2011
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