O setor de franquias, que em 2009 se beneficiou dos reflexos que a crise internacional provocou no Brasil, começa agora a colher os frutos da insegurança na Europa.
Empreendedores estrangeiros darão novo impulso à medida que o Brasil surge como alternativa à falta de oportunidade nos países de origem, segundo especialistas.
Na crise de 2008, muitos brasileiros, executivos que perderam o emprego e investidores com medo da Bolsa, migraram para o setor.
"Agora há uma onda de empreendedores estrangeiros montando empresas brasileiras e redes internacionais se instalando também", diz Ana Vecchi, da consultoria especializada VecchiAncona. "Estamos vendo franqueadores com apetite de encontrar 'master franqueados' e franqueados aqui", diz Maria Cristina Franco, da ABF (associação de franchising). O último evento que reuniu o setor no país recebeu o maior número de estrangeiros. A Funky Fish, rede de acessórios femininos que nasceu na Espanha em 1996 e se prepara para entrar no país, exemplifica a situação. A nova marca de depilação e estética Siluets, recém inaugurada, aponta o ingresso europeu no Brasil. "A equipe é brasileira e os empreendedores, estrangeiros. O Brasil é um mercado melhor", diz o espanhol Ignacio Ferreiro.
O italiano Daniel Auli veio instalar a rede Biquini Bar. "Eu morava em Nova York. E, quando acontece uma crise, somos forçados a pensar coisas novas", diz.
"Pelo fato de EUA e Europa viverem momento econômico reverso do nosso, é coerente que olhem o Brasil com apetite" Maria Franco vice-presidente da ABF
Fonte:FolhadeSP23/09/2011
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