Em pouco mais de um mês de negociações, a Brix, plataforma eletrônica de negociação de energia elétrica que tem entre seus sócios o empresário Eike Batista, anuncia o volume de mais de 500 MW médios transacionados.
Isso equivale, por exemplo, ao consumo de energia de 10 milhões de pessoas em um mês. Desde o início das operações da Brix, no final de julho, já foram realizadas mais de 250 negociações na plataforma.
De acordo com Marcelo Mello, CEO da Brix, o crescimento do volume negociado demonstra que a plataforma está cumprindo seu papel de agregar mais transparência e eficiência à formação de preço.
"Os agentes do Ambiente de Contratação Livre (ACL), que aderiram à plataforma, estão cada vez mais confiantes nesse novo modelo de negociação e já estão usufruindo dos seus benefícios", destaca.
Do volume total negociado na plataforma, 52% das operações de compra e venda de energia elétrica são de curto prazo (spot) e 48% de longo prazo.
Atualmente, a Brix conta com mais de 40 participantes, representando cerca de 100 agentes do ACL, incluindo empresas públicas, privadas, nacionais e multinacionais.
Na plataforma da Brix, diariamente são disponibilizadas ofertas firmes de compra e venda de energia convencional e incentivada para diferentes períodos: todos os meses de 2011, diversos trimestres (entre 2011 e 2012) e para os anos calendários de 2012 e 2013.
Fonte:brasileconomico20/09/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário