No mundo florescente dos cupons on-line, as empresas Groupon e LivingSocial têm liderado o bando, com dezenas de outras desejando uma parcela maior do mercado em rápido crescimento.
As líderes agiram com rapidez para se expandirem no exterior. Houve 37 aquisições na indústria de cupons on-line até agora neste ano, comparadas com cinco no mesmo período em 2010, segundo a firma de pesquisas 451 Group.
Neste mês, o Google comprou a Dealmap, um agregador de descontos, a CrowdSavings.com adquiriu a Lucky Monkey, um site de compras baseado no Kansas, e a LivingSocial comprou a TicketMonster, um dos maiores atores na Coreia do Sul.
A LivingSocial comprou quatro outros sites de promoções diárias neste ano, na Europa, em Dubai e na Tailândia. A Groupon, que fez seu primeiro grande negócio no exterior no ano passado, com a compra por US$ 126 milhões da alemã CityDea, entrou na Indonésia, na África do Sul e em Israel por meio de aquisições.
Enquanto as aquisições mais recentes continuam pequenas, em cerca de US$ 10 milhões ou menos, o ritmo frenético reflete as ambições da indústria. As companhias procuram faturar com o mercado altamente fragmentado, mas lucrativo, de publicidade local. Restaurantes, lojas e outros pequenos comércios deverão gastar US$ 16,1 bilhões neste ano em anúncios na internet, segundo a Borrell Associates.
“Captar as novatas internacionais é uma maneira de companhias como Groupon e LivingSocial conquistarem uma base antes que os concorrentes tranquem o mercado”, disse Tim Miller, vice-presidente da empresa analista da indústria tecnológica 451 Group.
Enquanto os sites tentam atrair a atenção de empresas e consumidores locais, a escala é importante. As companhias precisam de uma grande força de vendas para se conectarem com vendedores locais em grandes cidades de todo o mundo. A Groupon, por exemplo, tem mais de 7.000 empregados. Os comerciantes também tendem a gastar mais para oferecer negócios em sites que podem atrair o maior número de clientes potenciais.
Com a TicketMonster, a LivingSocial vai acrescentar 2 milhões de usuários e aproximadamente US$ 24 milhões em receitas mensais. A TicketMonster, uma firma coreana que só tem um ano, acaba de comprar a Integrated Methods, um site de compras sociais da Malásia.
“Pensamos que a Coreia era um mercado atraente; a Ásia é uma área com a qual estamos entusiasmados”, disse Jake Maas, um vice-presidente sênior da LivingSocial. “Na TicketMonster, também vimos uma equipe que poderia inovar.”
Mas esse frenesi também salienta a vulnerabilidade do modelo empresarial. Com milhares de clones em todo o mundo, Groupon, LivingSocial e outras precisam expandir e adquirir equipes rivais ou correr o risco de perder para a concorrência.
Em junho, um site chamado Meituan era o principal serviço de promoções diárias da China em receita, segundo a Dataotuan. “Quando você entra em um mercado, é mais barato anunciar, e você pode captar muitos comerciantes e assinantes antes que qualquer outro o faça”, disse Stuart Wall, executivo-chefe do Signpost, um site que cobra uma taxa mensal fixa para anunciar negócios. “Por isso, há um lucro em curto prazo.”
Os negócios fechados também não garantem o predomínio.
Por um lado, a indústria ainda é jovem. A Groupon tem menos de três anos. E não está claro se as companhias podem manter suas trajetórias de crescimento ou o que acontecerá quando o setor amadurecer, segundo Sucharita Mulpuru, uma analista da firma de pesquisas de mercado Forrester Research. Um mercado saturado e o custo crescente de adquirir vendedores e consumidores poderá desestimular o setor.
“Essas empresas nem sequer dominaram suas operações nos EUA e estão tentando crescer em mercados onde não deveriam estar”, ela disse. “A estratégia de aquisição é uma abordagem melhor do que tentar construir independentemente, mas será que esse negócio é viável nesses países?”
Fonte:FolhadeSP22/08/2011
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