Quem investe na bolsa pode passar a ter seus passos acompanhados mais de perto pelos departamentos de Relações com Investidores (RI) das companhias. A RIWeb, empresa de tecnologia do grupo Comunique-se, acaba de lançar um software que promete fornecer às companhias informações detalhadas sobre seus acionistas.
Batizado de IRM, o software captura a variação das posições de cada acionista no banco custodiante (responsável por guardar os papéis) e, a partir daí, produz um relatório com uma série de informações. Por exemplo, a evolução histórica de cada investidor desde a abertura de capital (IPO, na sigla em inglês), o número de negócios e os maiores compradores e vendedores dos papéis.
Conhecendo o histórico do acionista, o profissional da área de RI pode saber qual investidor está ganhando dinheiro e qual está perdendo e, assim, ter uma comunicação mais eficaz com cada um deles, afirma Rodrigo Azevedo, sócio-fundador e diretor da RIWeb. “Hoje, as companhias têm que ir atrás de seus investidores em vez de apenas reagir às demandas que recebem ou realizar reuniões”, diz Azevedo. “Você tem que saber se o seu investidor está feliz ou não antes da divulgação de um resultado trimestral, por exemplo”.
Ele destaca que o programa emite um alerta automático sempre que um novo investidor entrar na base acionária ou quando um único investidor começar a acumular parcela expressiva do capital da companhia. “Imediatamente, o RI pode acessar o relatório para ver o perfil desse investidor. “Já tivemos casos no mercado de empresas que foram surpreendidas por investidores que de repente surgiram com uma posição muito grande”, diz.
Segundo Azevedo, a RIWeb já assinou contrato com dez companhias para fornecimento do software. “Todas as empresas do grupo X [do empresário Eike Batista], por exemplo, já fecharam contrato para ter o IRM”, diz. “A ideia é que o programa seja adquirido por toda nossa base de clientes”, afirma.
Hoje a empresa conta com cerca de 70 companhias em seu portfólio. Os planos, diz Azevedo, são encerrar o ano com pelo menos 100 empresas e faturamento ainda modesto, de R$ 100 milhões.
Com cerca de 92 funcionários e escritórios em São Paulo e no Rio, a RIWeb nasceu há dois anos para prestar serviços das áreas de Relações com Investidores, como construção de sites, blogs e realização de teleconferências e webcasting (transmissão de reuniões pela internet), em um mercado amplamente dominado pela MZ Consult, subsidiária do MZ Group. “Temos mais ou menos 17% de market share”, diz Azevedo. “Nosso grande trunfo é cobrar um valor fixo pelos serviços de suporte e apoio de tecnologia, em vez de dar consultoria, como a MZ”, aposta ele.
Fonte: Valor Econômico26/08/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário