Companhia realizou sua maior compra nessa semana ao pagar US$12,5 bilhões pela Motorola Mobility; lista traz diversas empresas de publicidade online
A compra da Motorola Mobility por US$12,5 bilhões é de longe a maior aquisição da história da Google – na verdade, é maior do que todas as 10 maiores compras da empresa anteriores combinadas.
A estratégia tradicional de compra da Google identifica pequenos grupos de pessoas talentosas, como os criadores do Android, que podem crescer muito mais com os recursos da gigante de buscas por trás deles. Mas eventualmente a companhia supera a barreira do bilhão de dólares para comprar empresas que já eram bem-sucedidas, e já fez inúmeras aquisições na casa entre 100 e 750 milhões de dólares. A Google espera que a compra da Motorola seja finalizada até o final deste ano ou início de 2012. Enquanto isso, vamos dar uma olhada nas 10 maiores compras da Google (por valor) anunciadas antes da aquisição da Motorola Mobility.
1- US$ 3,1 bilhões pela DoubleClick (março de 2008)
Como se a Google precisasse de mais ajuda em publicidade online, a compra da DoubleClick auxiliou a empresa a servir anúncios para usuários de sua ferramenta de busca e outros serviços. Essa compra quase foi superada no ano passado quando a Google tentou sem sucesso comprar o Groupon por US$6 bilhões.
2- US$1,65 bilhão pelo YouTube (novembro de 2006)
A Google lançou sua própria ferramenta de busca de vídeos em 2005 e “deu um gás” em sua estratégia na área com a compra do YouTube no ano seguinte. Sob a liderança da Google, o YouTube permaneceu como um gigante da tecnologia e até mesmo cultural. Sem o site, nunca poderíamos ter tido contato com o melhor vídeo musical de todos os tempos, “Friday”, de Rebecca Black.
3- US$ 750 milhões pela AdMob (maio de 2010)
Publicidade é onde a Google ganha quase todo seu dinheiro, e anúncios baseados na Internet estão tornando-se um negócio cada vez maior em aparelhos móveis. Por isso, a compra da empresa de publicidade móvel AdMob fez todo sentido para a Google, e foi muito menos cara do que a Motorola Mobility, outra aquisição direcionada a expandir as ambições mobile da gigante de buscas.
4- US$ 700 milhões pela ITA Software (abril de 2011)
Essa chamou a atenção dos reguladores antitruste, mas o negócio foi fechado em 12 de abril deste ano. “Estamos confiantes que, ao combinar a experiência da ITA com a tecnologia da Google, poderemos desenvolver novas ferramentas excitantes de busca de vôos para todos os nossos usuários”, afirmou a Google.
5- US$ 625 milhões pela Postini (setembro de 2007)
As ambições da Google para o mercado corporativo – desafiando o Microsoft Exchange e Office com o Gmail e o Google Docs – exige uma segurança sólida para acalmar executivos de TI cautelosos sobre computação na nuvem. A compra da empresa de segurança para e-mail e serviço de arquivamento Postini, agora integrada ao Google Apps, não responde todas as questões de segurança relacionadas a Google, mas certamente ajuda.
6- US$400 milhões pela AdMeld (junho de 2011)
Sim, outra empresa de publicidade, mas essa aquisição ainda está aguardando a revisão pelo Departamento de Justiça dos EUA. A Google afirmou há algumas semanas que o órgão federal pediu por mais informações, mas a empresa alega que o negócio de publicidade na web continua tão competitivo que a compra da AdMeld não deve ser bloqueada por conselhos antitruste.
7- US$228 milhões pela Slide (agosto de 2010)
Uma fabricante de apps sociais para o Facebook e outras redes sociais, a compra da Slide foi feita para ajudar a Google a construir novas experiências sociais em seus próprios serviços como Gmail, Docs, Blogger, Picasa e YouTube.
8- US$124,6 milhões pela On2 Technologies (fevereiro de 2010)
Essa compra ajudou a Google a lançar um novo formato para vídeo HTML5 chamado WebM, que compete com o codec H.264 que tem apoio da Microsoft. Apesar de ser menos usado do que o H.264, a Google alega que o WebM é uma melhor opção porque seria um formato mais aberto.
9- US$102 milhões pela dMarc Broadcasting (1º trimestre de 2006)
A Google comprou a dMarc, que conectava anunciante e estações de rádio com uma plataforma automatizada de anúncios, para que pudesse integrar a tecnologia em seu próprio programa AdWords. “A Google está comprometida em explorar novas maneiras de estender a publicidade mensurável e direcionada para outras formas de mídia”, afirmou a empresa na época da transação.
10- US$102 milhões pela Applied Semantics (abril de 2003)
Outra compra de uma empresa ligada a anúncios, a aquisição da Applied pela Google ajudou a companhia a lançar o AdSense, uma ferramenta ligada a anúncios que ajudar as editoras a vender anúncios junto com seu próprio conteúdo.
Fonte:idgnow17/08/2011
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