25 julho 2011

Software AG, da Alemanha, reforça atuação com aquisições.

A empresa alemã Software AG concluiu duas aquisições no exterior, nos últimos 30 dias, como parte da estratégia para acelerar sua expansão internacional. A companhia fornece softwares e serviços para gestão de ambientes de tecnologia da informação (TI), como os mainframes – computadores de grande porte capazes de processar um volume significativo de dados.

Por aproximadamente € 20 milhões pagos com recursos próprios, a companhia adquiriu a americana Terracotta, especializada em serviços de computação em nuvem (pelo quais os clientes pagam uma mensalidade para usar o software via internet).

Outra aquisição foi a da inglesa Metismo, baseada em Hampshire, que desenvolve softwares para dispositivos móveis. “Ainda neste ano, haverá outras compras de empresas que oferecem softwares e serviços complementares aos nossos”, afirma Milton Cruz, diretor comercial da Software AG no Brasil.

De acordo com o executivo, a compra da Terracotta possibilitará à Software AG melhorar a velocidade de acesso para os clientes que preferem contratar seus softwares no formato de serviço, em vez de comprar a licença para instalação em suas sedes.

Já com a compra da Metismo, a companhia pretende oferecer mais serviços que podem ser acessados por smartphones e outros dispositivos móveis da Samsung, Apple e Research In Motion (RIM). Antes dessas duas operações, a empresa comprou a alemã IDS Scheer, em 2009.

Os softwares e serviços oferecidos pelas duas companhias recém-adquiridas estão disponíveis para o mercado brasileiro. “Cresceu muito a demanda no mercado brasileiro por softwares de gestão que podem ser usados em dispositivos móveis”, afirma Cruz. Ele observa que os setores nos quais a procura é mais intensa são os de petróleo, varejo e empresas que fornecerão serviços para a Copa de 2014.

A Software AG atua no Brasil desde 2009 e possui atualmente contratos com 10 mil clientes. A operação no país responde hoje por 6,4% de sua receita global. É mais do que a média do setor. Em geral, o país responde por 1% a 2% do faturamento das empresas de tecnologia. Em 2010, a receita mundial da Software AG aumentou 32%, para US$ 1,1 bilhão, e o lucro líquido teve incremento de 24,7%, para US$ 175,6 milhões.

Para este ano, a companhia prevê uma expansão global na receita de 7% e incremento de 15% no lucro. A empresa não divulga previsão de vendas para o Brasil, mas estima que a participação da operação no país atinja 10% da receita em dois anos.
Fonte: Valor Econômico25/07/2011

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