20 julho 2011

Pagamentos móveis serão "a bola da vez"

Uma pesquisa global realizada pela KPMG International, com cerca de mil executivos das áreas financeira, de varejo, de tecnologia e de telecomunicações, apontou que a realização de pagamentos com o uso de aparelhos móveis (sistema conhecido como mobile payment, a partir do uso de telefones celulares, smartphones e outros tipos de soluções) no ato do consumo será o meio de pagamento mais utilizado dentro de até quatro anos.

Com o avanço das iniciativas que vêm sendo adotadas pelas empresas de telecomunicações para aproveitar o uso em massa de smartphones e diante do rápido desenvolvimento de novas tecnologias, acredita-se que as soluções de pagamentos móveis serão amplamente aceitas pelos consumidores dentro desse prazo. A pesquisa inédita KPMG Pagamentos Móveis 2011 tem também o objetivo de identificar barreiras e oportunidades para adoção desse tipo de tecnologia, bem como fornecer subsídios sobre as atividades que envolvem o mercado de pagamentosmóveis.

A pesquisa global descobriu que 83% dos entrevistados acreditam que os pagamentos móveis serão, dentro de até quatro anos, a principal modalidade utilizada pelos consumidores, na comparação com meios tradicionais, como o uso de dinheiro vivo, cheques ou cartões de débito ou crédito. No entanto, entre todos os executivos ouvidos, 9% já consideram os meios de pagamento móveis os mais importantes de suas áreas. Já 46% dos entrevistados acreditam que essa solução consolidará sua presença em um prazo menor: em apenas dois anos. Vale ressaltar que essa percepção de tendência sofre pequenas variações de acordo com a região ou o setor originário dos entrevistados.

A partir desses indicadores, percebe-se que a grande maioria das empresas considera que o uso das soluções de pagamentos móveis encontra-se ainda em sua “infância”, mas tem grandes perspectivas de evolução no médio prazo. Outro dado mostra que, entre os entrevistados, 58% indicaram que suas empresas já possuem uma estratégia de envolvimento de pagamentos móveis em uso ou em desenvolvimento.

Principais atributos
Enquanto a maioria dos líderes empresariais entrevistados dizem acreditar que os consumidores estão preocupados com a segurança e privacidade ao usar dispositivos móveis, muitos consideram que outros fatores são mais atraentes para uma estratégia bem-sucedida na promoção dessas transações. Oitenta e um por cento acreditam que a conveniência e acessibilidade são os principais atributos dessa modalidade de pagamento; seguidos pela simplicidade e facilidade de uso, com 73% das respostas; segurança, com 57%; e baixo custo, com menos 43%.

Ao mesmo tempo, líderes empresariais do mundo todo apontam a segurança (71%) como o principal desafio para o desenvolvimento de estratégias para pagamentos móveis. O uso e a adoção de novas tecnologias (57%) estão em um distante segundo lugar na abordagem dos desafios, seguidos de privacidade (38%). Outro desafio está vinculado às disputas relacionadas à tarifação dos serviços, na forma como essa questão será encaminhada, podendo tanto valorizar, como penalizar o sistema de pagamentos móveis.

Corrida para liderar o mercado
Com a indústria de pagamentos móveis apontada como um dos grandes destaques dos próximos anos, espera-se que várias empresas venham a desempenhar um papel significativo no setor, embora dois grupos empresariais sejam os principais candidatos, dizem os entrevistados. Os bancos (82%), que tiveram uma posição de destaque na cadeia de valor, e as empresas de cartões de crédito (77%) terão um papel importante globalmente nesse processo, de acordo com os líderes empresariais.

Eles posicionam as empresas de telecomunicações em terceiro lugar nessa lista (72%); à frente de empresas on-line especializadas em pagamentos (68% - por exemplo, PayPal, Boku, Obopay); gigantes provedores de serviços on-line (67% - Google, Facebook, Amazon); varejistas (63%); e empresas de tecnologia (62%).

O que é certo é que os executivos ouvidos consideram que a formação de alianças e a cooperação entre empresas das variadas áreas (como de serviços financeiros, operadoras, companhias de tecnologia e empresas varejistas) devem determinar os players que terão mais sucesso naexploração dos pagamentos móveis.

Mobile payment no Brasil
No Brasil, o mobile payment também já começa a chamar a atenção. “A realidade bancária brasileira é muito diferente da internacional: nosso sistema bancário é muito mais desenvolvido e avançado do que no resto do mundo, inclusive dos países desenvolvidos e, principalmente, nos segmentos de transações eletrônicas”, diz Manuel Fernandes, sócio da KPMG no Brasil na área de Audit e líder para o segmento de Information, Communication & Entertainment.

No país, já se percebem algumas tendências capitaneadas pelas empresas capturadoras de transações de cartão de crédito e de débito, os chamados adquirentes. “Este mercado tem apenas dois grandes players, mas outros se mobilizam para entrar nele, atraídos pelo início do ciclo de reestruturação das transações”, afirma Frank Meylan, sócio da área de Performance & Technology da empresa.
Fonte:b2bmagazine18/07/2011

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