20 julho 2011

Máquina de Vendas volta a ser a 2ª maior do varejo de eletrônicos

Empresa supera a rede Magazine Luiza após comprar a Eletro Shopping, que atua na região Nordeste do País

Na disputa pela segunda posição do varejo brasileiro de eletroeletrônicos, Máquina de Vendas e Magazine Luiza estão ganhando força ao adquirir, uma a uma, redes regionais de menor porte.

Nesta quarta-feira, a varejista formada por Ricardo Eletro, Insinuante e City Lar, anunciou a aquisição da rede Eletro Shopping, que atua na região Nordeste do país. O valor da operação não foi informado.

Com a aquisição da Eletro Shopping, que dará origem à Máquina de Vendas Nordeste, a varejista passará a contar com 900 lojas, em todo território nacional, e deve aumentar o faturamento deste ano para R$ 7,2 bilhões, contra previsão anterior de R$ 6,3 bilhões.

O negócio também muda o cenário formado há cerca de um mês, quando o Magazine Luiza acertou a compra das lojas do Baú da Felicidade, do Grupo Silvio Santos, consolidando a posição de segundo maior grupo varejista de eletrônicos e eletrodomésticos do país. A liderança do setor é ocupada pelo Grupo Pão de Açúcar.

Ao adquirir a Eletro Shopping, a Máquina de Vendas abre maior vantagem em número de lojas em relação à empresa comandada por Luiza Helena Trajano que, com o Baú, soma 732 unidades.

Em termos de faturamento, com base em números de 2010, a Máquina de Vendas teria receita bruta de 6,5 bilhões de reais somando as vendas da Eletro Shopping, de R$ 800 milhões, contra R$ 6,1 bilhões do Magazine Luiza com as lojas do Baú.
A Máquina de Vendas tem como meta alcançar 1.000 lojas e faturamento de R$ 10 bilhões até 2014.

"As operações da Insinuante e Eletro Shopping serão complementares, uma vez que são poucas as cidades do Nordeste com lojas das duas bandeiras. Não haverá concentração", afirma o presidente do conselho de administração da Máquina de Vendas, Luiz Carlos Batista.

De acordo com a companhia, a bandeira Ricardo Eletro será mantida na região Sudeste, em Goiás e no Distrito Federal, enquanto a City Lar seguirá como marca do grupo na região Norte e nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Fundada em 1994 por Richard Saunders, em Recife (PE), a Eletro Shopping atua nos Estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Ricardo Eletro e Insinuante formaram em março do ano passado a Máquina de Vendas, que três meses depois passou a incluir também a City Lar.
Fonte: iG20/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário