08 julho 2011

Gol deve comprar a Webjet nesta sexta-feira

Executivos estão reunidos para assinar contrato nesta tarde; negociação envolve 100% da empresa

A Gol deve fechar a compra da Webjet nesta sexta-feira, afirmou ao iG uma fonte próxima às negociações. Os executivos estão reunidos neste momento para finalizar os últimos detalhes do contrato.

A Gol emitiu um comunicado nesta sexta-feira à tarde confirmando que está em tratativas com a Webjet.

A aquisição reforça o “duopólio” de TAM e Gol no setor aéreo. Com a Webjet, a Gol eleva sua participação de mercado em cerca de 5%, para 40,5%. A TAM possui 44% de market-share.

Um dos maiores ganhos da Gol com a compra da Webjet são os slots (horários de pouso e decolagem) em importantes aeroportos brasileiras, afirmou uma fonte do setor, que prefere não se identificar. A Webjet possui voos em horários nobres nos aeroportos de Guarulhos, Santos Dumont (Rio) e em Confins (Belo Horizonte).

A frota da companhia é formada por 24 aeronaves Boeing 737. As aeronaves são antigas e possuem custo elevado de manutenção. A tendência é que a Gol substitua os modelos gradativamente, já que padronizou a sua frota com aeronaves Boeing 737-700 e 737-800.

Três especialistas consultados pelo iG criticaram a decisão da Gol. Para eles, há pouca sinergia no negócio. “As malhas das empresas são semelhantes e a frota da Webjet é velha. A Gol está comprando market share”, diz um executivo do setor.

À venda
Em entrevista exclusiva ao iG no dia 2 de junho, o empresário Guilherme Paulus, dono da Webjet, sinalizou que poderia vender a empresa. Ele já teria tentado negociar a venda da companhia ao fundo Carlyle, que comprou de Paulus 60% da agência de viagens CVC em dezembro de 2009. O negócio não teria se concretizado em função do limite de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras.

A iniciativa de negociar com a Gol teria partido do próprio Guilherme Paulus, segundo uma fonte próxima às negociações. Ele teria feito uma proposta a Constantino Junior, dono da Gol, depois que desistiu de abrir o capital da empresa.A Webjet pediu à Comissão Valores Mobiliários (CVM) o registro de companhia aberta em fevereiro deste ano, mas interrompeu processo de lançamento de ações.

Paulos aguardava a aprovação da mudança no limite de capital estrangeiro nas companhias aéreas para abrir o capital da Webjet. O empresário foi um dos entusiastas da proposta que está em trâmite no Congresso. O texto eleva de 20% para 49% o limite máximo de ações de empresas aéreas com direito a voto para investidores estrangeiros.

A expectativa no setor aéreo é que o texto seria votado ainda no primeiro semestre deste ano, o que não ocorreu. Isso teria motivado Paulus a procurar uma solução mais rápida para a Webjet, o que favoreceu a negociação com a Gol. Como a empresa é brasileira, a aquisição independe do limite legal para estrangeiros no setor aéreo.
Fonte:iGSãoPaulo08/07/2011

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