05 julho 2011

Empresas espanholas sinalizam joint-ventures em TI no Brasil

Atentas ao crescimento econômico do Brasil, uma missão de 11 empresas espanholas do setor de TIC está no país para negociar com autoridades brasileiras a participação no Programa Espanhol de Cooperação Tecnológica, que prevê parcerias em diferentes áreas da tecnologia da informação.

Liderados pelo secretário de telecomunicações da Espanha, Juan Junqueira, representantes de seis grandes firmas – Everis, GMV, IECISA, Indra, Telefónica e Telvent – além de cinco pequenas e médias inovadoras – Abada, Guidance, Planet Media, Saiwireless e Tractis – apresentaram o projeto ao Ministério das Comunicações.

“Queremos criar parcerias entre empresas espanholas e brasileiras em setores como e-gov, e-saúde, gestão e conteúdo, até para enfrentarmos o ambiente competitivo internacional. São possibilidades de joint-ventures ou aquisições para criarmos grandes empresas que possam competir”, explicou o secretário espanhol, Juan Junqueira.

Segundo o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, a discussão tratou do papel dos governos na articulação dos contatos entre as empresas dos dois países que possam se interessar pelo trabalho conjunto. “Como há perspectivas de joint-ventures, vamos ver se articulamos isso ou elas mesmas fazem”, disse.

O Brasil é um alvo preferencial das empresas que participam da missão de negócios – especialmente por conta dos eventos como a Copa e as Olimpíadas – mas não é o único. A meta do governo espanhol com a iniciativa é apoiar a internacionalização das firmas daquele país. Tanto que já estão planejadas missões semelhantes à Colômbia e à China.

Entre os objetivos da negociação está a criação de um consórcio para a identificação de áreas chave de atuação e as possibilidades de parceria. Um dos focos é o uso de TICs no setor de saúde, no qual a Espanha tem destaque em serviços de digitalização de histórico clínico, teleconsultas e receituário eletrônico.

Marca país

Em outra frente, uma das empresas que participam da missão, a consultoria Guidance, apresentou ao governo brasileiro o informa Marca País relativo ao Brasil. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida para identificar a imagem que determinada nação possui, especialmente nas redes sociais da internet.

Segundo Anselmo Sánchez, sócio fundador da Guidance, a ferramenta MyObserver transforma o “ruído” da internet em informações e parâmetros a serem utilizados por empresas – ou países – para melhorar a percepção sobre, por exemplo, a qualidade dos serviços.
Fonte:Convergência Digital05/07/2011

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