Em meio à voracidade com que as gigantes do varejo avançam Nordeste adentro, a pernambucana Eletro Shopping anunciou a aquisição da Top Móveis, rede cearense de 16 lojas. O negócio, que não teve o seu valor divulgado, visa o fortalecimento da empresa no Ceará, onde ainda tem presença discreta.
Rio Grande do Norte e Paraíba também estão no centro da estratégia de expansão da Eletro Shopping, que espera atingir neste ano a marca inédita de R$ 1 bilhão de faturamento.
A ideia é ganhar corpo para fazer frente ao apetite das grandes redes, cada vez mais interessadas no mercado consumidor do Nordeste, um dos que mais crescem no país. Durante evento realizado semana passada, no Recife, a presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, revelou a intenção de chegar a 200 lojas na região nos próximos dois anos.
“Nosso foco sempre foi o Nordeste. As outras é que estão descobrindo agora esse filão que a gente já conhece bem. Sabemos que esse pessoal (as grandes varejistas) está se consolidando com uma perna aqui no Nordeste”, disse ao Valor o vice-presidente da Eletro Shopping, Fernando Freitas.
O executivo admite que sua empresa já foi sondada pelas rivais, mas garante que pretende continuar no papel de caçador, e não de caça. Antes da Top Móveis, a Eletro Shopping já havia comprado outras duas redes pernambucanas: Grandelar e Hermol, cada uma com 30 lojas.
A aquisição da Top Móveis surgiu de uma indicação de parceiros da Eletro Shopping no Ceará. “Avaliamos a localização das lojas e achamos que se tratava de uma boa oportunidade”, afirmou Freitas, ressaltando que apenas os pontos comerciais foram comprados. A maior parte das lojas da Top Móveis está em Fortaleza, porém o grupo, cujos sócios não foram localizados para comentar o negócio, também tinha alguns pontos no interior do Ceará, próximos à região de Juazeiro do Norte, outro polo consumidor importante do Estado.
Com essa compra, a primeira fora de Pernambuco, a Eletro Shopping passa a contar com 148 lojas distribuídas em seis Estados do Nordeste: Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. A meta é fechar 2011 com 180 pontos e, futuramente, trabalhar os mercados de Bahia, Piauí e Maranhão.
Antes disso, porém, a empresa deverá intensificar a captação de oportunidades nos mercados onde já atua, mas com pouca relevância. Seu vice-presidente informou que ainda há muitas redes pequenas em Estados como Paraíba e Rio Grande do Norte, além do próprio Ceará. “O Nordeste está muito pulverizado”, disse o executivo.
Além das aquisições e do crescimento orgânico, a Eletro Shopping pretende mostrar força por meio de seu novo centro de distribuição, que custou R$ 20 milhões e tem inauguração marcada para este mês no município de Paulista, região metropolitana do Recife. Com 23 mil metros quadrados, será o maior espaço de armazenagem de eletroeletrônicos de Pernambuco.
Fonte: Valor Econômico 13/06/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário