25 maio 2011

Amil compra operadora de planos de saúde Lincx

SÃO PAULO - A Amil, maior operadora de planos de saúde do país, adquiriu 100% da Lincx, plano de saúde voltado para o público premium, por R$ 170 milhões. O valor será pago em quatro parcelas. A primeira de R$ 60 milhões, a ser paga no momento do fechamento da operação. A segunda parcela será de R$ 25 milhões, a ser paga 90 dias depois. E a terceira parcela no valor de R$ 60 milhões, em 90 dias após o pagamento da segunda parcela. A quarta e última parcela, no valor de R$ 25 milhões, será efetuada 180 dias após a quitação da terceira parcela.

A Lincx tem um caixa de aproximadamente R$ 20 milhões, que fará parte dos ativos adquiridos - reduzindo o Equity Value para cerca de R$ 150 milhões - e não possui endividamento financeiro.

A receita anualizada da Lincx em 2011 é de cerca de R$ 220 milhões com uma margem EBITDA de aproximadamente 8% (sem sinergias). A empresa tem uma carteira com 36 mil beneficiários, sendo 30 mil em planos de saúde (sendo aproximadamente 76% dos clientes pessoa jurídica) e 6 mil em planos odontológicos. A Lincx atua principalmente no mercado de São Paulo, com filiais em Londrina e no Rio de Janeiro há 18 anos.
A efetivação da operação está sujeita à aprovação da Agência Nacional de saúde Suplementar (ANS).

Fonte: Valor 25/05/2011

...O fundador da Lincx, Silvio Corrêa da Fonseca, continuará à frente da operadora, que se juntará a One Health, plano de saúde premium criado no ano passado pela Amil. “Vamos montar uma plataforma com One e Lincx, que ficará separada da Amil. Agora, temos mais força e nossa ideia é criar um produto ainda mais sofisticado”, disse Fonseca.

A receita prevista para este ano da Lincx é de R$ 220 milhões, com uma margem ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de cerca de 8%. “Foi uma negociação interessante, representando quase dez vezes o ebitda”, disse Fonseca, que criou a Lincx há 18 anos e vendeu sua operadora sem nenhum endividamento...

Com a aquisição, a operadora de Edson Bueno entra com força no mercado de plano de saúde premium – área cobiçada pelo empresário há algum tempo por conta das margens que esse segmento proporciona. Anteriormente, Bueno tentou adquirir sem sucesso outras operadoras que atuam nessa área. Como não havia conseguido montou seu próprio plano de saúde premium, no ano passado, a One Health. Mas, segundo fontes do mercado, Bueno não estava totalmente satisfeito com o desempenho da One Health, que tem 5 mil clientes, por isso teria voltado a rondar empresas do setor.

Sua concorrente direta é a Omint, que conta com 95 mil clientes e tem faturamento de R$ 540 milhões – o que representa mais que o dobro do tamanho de Lincx e One Health juntas. A Care Plus é outra concorrente, com pelo menos 50 mil beneficiários...

Fonte: Valor Econômico 26/05/2011

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