17 abril 2009

O jogo: IBM & SUN e MICROSOFT & YAHOO!

As tentativas da IBM para comprar a Sun Microsystems tornaram-se o romance empresarial mais conturbado dos últimos tempos no setor de tecnologia da informação (TI), marcado por idas e vindas de ambos os lados, como convém a uma história de amor. Há duas semanas o conselho de administração da Sun rompeu as negociações alegando um preço baixo demais. Ontem, porém, o quadro se inverteu. A TV americana CNBC noticiou de que a IBM teria desistido do negócio, preocupada com os possíveis problemas que poderia enfrentar com as autoridades regulatórias. Divulgou, ainda, que a Sun sugeriu à IBM, no início da semana, retornar à mesa de negociações, numa indicação de que seu conselho estaria mais flexível em relação ao valor da oferta.

A IBM, no entanto, já teria descartado o negócio, depois que contatos na União Européia e na SEC americana. A Sun estaria disposta a qualquer coisa para retomar as negociações se a IBM fizer um compromisso mais forte de ir adiante com a compra, de acordo com informações repassadas à Bloomberg. As negociações estariam paralisadas e cada uma das companhias esperando pelo movimento da outra.

Por sua vez, namoro entre a Microsoft e Yahoo! teve mais um round.

Foi anunciado esta semana a retomada das conversas entre a duas empresas sobre uma possível aliança para publicidade na internet. Esta retomada ocorre após o fracasso no ano passado da oferta hostil da Microsoft sobre a Yahoo! no valor de US$ 47,5 bilhões. Em março/09, durante uma conferência de empresas de mídia e tecnologia em Nova York, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, expressou novamente seu interesse em adquirir parte do Yahoo!. Disse que um acordo com o portal de internet ajudaria sua companhia a expandir a base de usuários do seu mecanismo de buscas online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário