De acordo com a matéria publicada hoje no jornal Folha de SP,o número de operações de fusões e aquisições que deram entrada para análise nos órgãos de defesa da concorrência brasileiros cresceu 55% no primeiro semestre.
Segundo os dados do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, foram apresentadas 326 operações nos primeiros seis meses do ano.
O que motivou o aumento foram o reaquecimento da economia brasileira e a liquidez internacional.
"Os preços de algumas empresas cotadas em Bolsa, que estão mais baixos que em 2007, e o aumento da concorrência, que leva as companhias brasileiras a se posicionarem melhor, motivaram o crescimento das operações", afirma Antonio Henrique Silveira, secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.
A expectativa é que o número de operações bata recorde neste ano, atingindo 650 negócios. O recorde anterior era de 2008, quando 618 operações deram entrada.
Os principais setores que tiveram as operações analisadas no semestre foram o da tecnologia da informação, com participação de 30%, o setor elétrico, com 21%, e o sucroalcooleiro, com 15%.
"O setor de TI é relativamente pulverizado. Está em um processo de consolidação cada vez maior", afirma.
Segundo a lei, as operações em que um dos grupos envolvidos tenha faturamento anual no país de R$ 400 milhões ou detenha participação de ao menos 20% do mercado devem ser apresentadas às autoridades.
18 julho 2010
16 julho 2010
Fusões & Aquisicões no Varejo - Magazine Luiza reage.
Foi anunciada hoje a aquisição das Lojas Maia pela Magazine Luiza.
A Lojas Maia estima faturar em 2010, cerca de 700 milhões de reais com sua rede de 140 lojas em nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Com este movimento a Magazine Luiza alcança um faturamento projetado de 5,7 bilhões de reais neste ano, tornando-se um dos principais consolidadores do varejo, juntamente com a rede Pão de Açúcar/Ponto Frio/Casas Bahia e a rede Máquina de Vendas formada pela Insinuante e Ricardo Eletro.
A Lojas Maia estima faturar em 2010, cerca de 700 milhões de reais com sua rede de 140 lojas em nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Com este movimento a Magazine Luiza alcança um faturamento projetado de 5,7 bilhões de reais neste ano, tornando-se um dos principais consolidadores do varejo, juntamente com a rede Pão de Açúcar/Ponto Frio/Casas Bahia e a rede Máquina de Vendas formada pela Insinuante e Ricardo Eletro.