28 maio 2018

RECORDAR É VIVER: Entenda como começou a crise dos caminhões

Há três anos, em meio a uma outra greve de caminhoneiros, o Brazil Journal se debruçou sobre as causas econômicas da insatisfação da categoria, usando um estudo do economista Ricardo Gallo.

Abaixo, a íntegra do artigo de 5 de março de 2015 — que poderia ter sido escrito ontem.

A insatisfação dos caminhoneiros com o Governo, que tem aumentado a temperatura política e levado a bloqueios de estradas, não tem a ver só com o diesel mais caro.

A origem do mau humor na boleia é o filho indesejado de um erro de política econômica do Governo Dilma 1, que criou uma bolha de oferta no frete ao financiar caminhões novinhos a preços de carrinho de brinquedo.

O engenheiro Ricardo Gallo, que trabalhou 19 anos no BankBoston e hoje é um gestor independente, se debruçou sobre os números do setor. Ele comparou a expansão na oferta de caminhões com o aumento do PIB do setor de transportes nos últimos anos.

A conclusão: o crédito barato do BNDES gerou um excesso de oferta de quase 300 mil caminhões — 288 mil, para ser preciso, o que equivale ao número total de caminhões licenciados no País a cada dois anos.

Foi uma brincadeira cara. Foi um negócio grosseiro.

Através de um programa de crédito barato chamado PSI, lançado em 2009, o BNDES financiava 100% do valor de um caminhão e cobrava juros fixos de 7% ao ano, a serem pagos em oito anos.

Como a inflação, na época, rodava a 5,5%, o juro real que o banco cobrava -- 1,5% — era um convite ao crime, incentivando os caminhoneiros (e até quem estava fora do mercado) a fazer o investimento.

A história econômica mostra que sempre que um banco central ou Governo faz o custo do dinheiro ser artificialmente barato, ele estimula investimentos que não teriam sido feitos sob circunstâncias normais, frequentemente causando bolhas.

Entre o final de 2002 e o de 2014, a frota brasileira de caminhões cresceu de 1,54 milhão de unidades para 2,588 milhões, ou 4,4% ao ano.

No período entre 2008 e 2014, ajudado pelo PSI, o crescimento foi ainda mais impressionante: 4,9% ao ano

Mas enquanto o Governo pisava no acelerador do crédito barato, a economia pisava no freio.

O PIB do setor de transportes cresceu só 2,4% ao ano entre 2008 e 2014, em grande parte porque tanto a agricultura quanto a indústria, as maiores demandadoras de frete, sofriam os efeitos da crise de 2008.

Se a frota nacional de caminhões tivesse crescido apenas em linha com a desaceleração do PIB do setor ocorrida a partir de 2008 (ou seja, se o Governo não tivesse oferecido o ‘anabolizante'), Gallo estima que a expansão da frota teria sido de apenas 3% ao ano, e não os 4,9% observados.

Em outras palavras: se o Governo tivesse deixado as coisas como estavam, o País provavelmente teria hoje 2,3 milhões de caminhões, em vez dos 2,588 milhões atuais.

Essa oferta só será absorvida quando a economia voltar a crescer.

Considerando os níveis atuais de licenciamento e sucateamento da frota, Gallo projeta que o excesso ainda será de 250 mil caminhões no fim de 2016, ou seja, o excesso vai cair só 38 mil caminhões ao longo de dois anos.

O caso da bolha do frete mostra uma verdade com a qual os economistas lidam no dia a dia, mas que muitos brasileiros ainda desconhecem.

Para continuar pedalando a economia e bancar o discurso de que a crise global de 2008 seria apenas uma 'marolinha' no Brasil, o Governo criou uma bolha que saiu cara para o contribuinte e caríssima para os caminhoneiros, agora que a ‘marolinha' deu lugar à enchente de caminhões.

“Essa mentalidade de que o Estado consegue controlar a economia — seja via preço ou via imposto — sempre dá nisso,” diz Gallo. "Não há capacidade de planejamento que substitua o planejamento do mercado.”

"A máquina estatal pode ser uma Ferrari, mas o Governo sempre vai fazer barbeiragem. E há pouca diferença entre os partidos. Pode ser que na mão do PT a Ferrari capote mais vezes, e que talvez o PSDB só jogue o carro na árvore. Mas a solução é diminuir o tamanho do Estado: em vez de botar uma Ferrari na mão dos políticos, dá pra eles um Cinquecento! Assim, o PT vai até tentar, mas não vai conseguir capotar, e se o PSDB meter o carro na árvore, fica barato consertar." Geraldo Samor  Leia mais em braziljornal 28/05/2018

28 maio 2018



Cinco bancos coordenam IPO da Banrisul Cartões

Os bancos BTG Pactual, Bank of America Merrill Lynch, Credit Suisse, Morgan Stanley, Brasil Plural e Banrisul são os coordenadores da oferta pública inicial de ações (IPO) da Banrisul Cartões, subsidiária do banco estadual do Rio Grande do Sul.

A empresa é a maior adquirente do setor de cartões de pagamento do Rio Grande do Sul, com volume financeiro de transações de R$ 22 bilhões em 2017 e participação de 30% do mercado.... Leia mais em valoreconomico 



Goldman Sachs investe US$200 milhões na francesa Voodoo, diz fonte

O fundo de private equity do Goldman Sachs investiu cerca de 200 milhões de dólares na fabricante francesa de videogames Voodoo para acelerar o crescimento global, disse uma fonte próxima do assunto.

A empresa fundada em 2013 pretende mais do que dobrar sua equipe, para 150, até o final do ano, contratando engenheiros e gerentes de computadores para desenvolver novas ferramentas de mensagens e fazer melhor uso dos dados coletados.

A indústria de videogames atingiu 100 bilhões de dólares em receita mundial no ano passado, informou a empresa de pesquisa de mercado DFC Intelligence.

O maior uso de smartphones, combinado com o aumento do acesso à internet móvel de alta velocidade, está aumentando a demanda por videogames móveis.

Os jogos gratuitos da Voodoo estão entre os mais baixados mundialmente pelos usuários de smartphones através da App Store da Apple e do Google Play do Google. A empresa tem cerca de 150 milhões de usuários regulares por mês e seus jogos foram baixados cerca de 300 milhões de vezes em 2017.

Os termos do acordo com o fundo do Goldman Sachs, o West Street Capital Partners, não foram divulgados. Mas os dois co-fundadores da Voodoo, Alexandre Yazdi e Laurent Ritter, vão manter o controle da maioria das ações, segundo comunicado.

"É uma mudança de escala para nós", disse Yazdi à Reuters. "O desafio agora é atrair engenheiros e gerentes de produto com habilidades artísticas e sensibilidade."

A empresa, que emprega pessoas apenas na França, pode formar equipes de vendas nos Estados Unidos dentro de dois anos para trabalhar mais estreitamente com a Apple e o Google, que oferecem ferramentas de publicidade e distribuição, disse Yazdi. (Por Mathieu Rosemain e Gwenaelle Barzic) Reuters Leia mais em dci 28/05/2018



DHL fortalece presença na América Latina adquirindo a companhia Suppla, na Colômbia

Aquisição permitirá à DHL Supply Chain conquistar espaço na Colômbia - país com crescente classificação de competitividade e um ambiente favorável para investimentos estrangeiros

A DHL Supply Chain, braço especialista em logística de contratos do grupo Deutsche Post DHL, adquiriu recentemente o Suppla Group, grupo especializado no fornecimento de serviços de logística na Colômbia. A Suppla é uma empresa reconhecida como provedor de logística de primeira linha, com ampla experiência local e relacionamentos duradouros com seus clientes. Com um portfólio de produtos bem estabelecido, incluindo serviços de armazenamento e embalagem nos setores de ciências biológicas e saúde, varejo, bens de consumo e tecnologia, a Suppla possui um sólido modelo de negócios com gestão experiente, princípios comerciais estáveis e uma governança bem estruturada.

Com ampla experiência como provedora nacional de logística, a Suppla conta com sólida presença local em cinco regiões e uma cobertura de 25 cidades na Colômbia, cerca de 500.000 metros quadrados de capacidade de armazenamento e aproximadamente 4.500 funcionários. Essa experiência no mercado de logística local está permitindo que a DHL Supply Chain melhore significativamente sua presença na Colômbia.

“A expansão para a região andina em desenvolvimento na América do Sul, especificamente na Colômbia, é fundamental para atingir nossas metas da Estratégia 2020, e nos permite alcançar maior potencial de crescimento. Com os resultados comerciais comprovados e as operações profissionais da Suppla, somados à cultura e aos produtos, setores e clientes da DHL Supply Chain, estamos dando mais um passo no sentido de aproveitar as potencialidades de um ambiente de mercado promissor, a fim de nos mantermos sempre prontos para atender nossos clientes nacionais e internacionais”, diz Javier Bilbao, CEO da DHL Supply Chain América Latina.

Atualmente, os serviços da DHL Supply Chain na Colômbia incluem operações de Service Logistics, suportadas por um armazém recém-inaugurado em Bogotá. A aquisição permitirá à DHL Supply Chain expandir estrategicamente seu portfólio no mercado: “A Colômbia possui programas de investimento ambiciosos para os próximos anos, e estamos confiantes de que essa aquisição fortalecerá nossa presença para fornecer soluções integradas e personalizadas para nossos clientes locais e regionais”, acrescentou Bilbao.

“Passar a fazer parte da DHL Supply Chain é uma notícia espetacular para nós”, disse Robinson Vásquez Escobar, presidente da Suppla. “Desde a nossa fundação, em 1944, temos trabalhado para desenvolver pessoas, capacidades e a nossa presença geográfica em todo o país. Estamos ansiosos para combinar nossos conhecimentos sobre o mercado local com os recursos e as competências de um player global, projetando nosso pessoal na empresa de logística mais globalizada do mundo, e oferecendo a nossos clientes oportunidades de serviço que vão além das nossas fronteiras”. por  Élida Gonçalves leia mais em segs 24/05/2018



Fórmula que levou Lemann e 3G ao topo está sob pressão

Quando o investidor brasileiro Jorge Paulo Lemann, 78 anos, se declarou um "dinossauro assustado" em um evento sobre inovação, há quase um mês, suas palavras foram recebidas como um raro reconhecimento público de revezes sofridos pelo império global de empresas de consumo que amealhou: a cervejaria AB Inbev, a fabricante de alimentos Kraft Heinz e a holding de redes de fast-food Restaurant Brands, um combo que vale US$ 270 bilhões em bolsa.

Depois de três décadas de trajetória ascendente vertiginosa desde a compra da cervejaria Brahma, em 1989, Lemann e seus indissociáveis parceiros nos negócios, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, têm sido amplamente questionados a respeito da sua fórmula de sucesso.

Sempre houve quem os criticasse por não aprovar a agressividade na consolidação de grandes empresas, seguida de implacável corte de custos, demissões de pessoal em larga escala e obsessão por eficiência.

Mas, pela primeira vez, a pergunta que analistas e investidores fazem é se o modelo que os levou ao topo da cadeia alimentar dos negócios está superado em um mundo de rápida inovação de produtos e canais de venda. Publicado por Valor Econômico Leia mais em gsnoticias  25/08/2018



FUSÕES E AQUISIÇÕES - DESTAQUES DA SEMANA 21 a 27/mai/2018

Divulgadas 9 operações de Fusões e Aquisições com destaque pela imprensa na semana de 21 a 27/mai/2018.  Envolvem direta ou indiretamente empresas brasileiras de 8 setores.

ANÁLISE DA SEMANA                                                                                                              
Principais transações


NEGÓCIOS DA SEMANA

"Market Movers" - Brasil

  • Grupo Lwart vende Lwarcel Celulose para RGE, de Cingapura - O grupo Lwart fechou acordo para vender sua fábrica de celulose no Estado de São Paulo para a Royal Golden Eagle, de Cingapura, e que já possui uma operação de produção de celulose na Bahia, afirmaram as empresas nesta quarta-feira sem revelar o valor da transação. O acordo foi acertado na segunda-feira. A fábrica está localizada em Lençóis Paulista (SP) e tem capacidade para cerca de 250 mil toneladas anuais de celulose. O valor da operação não foi revelado, mas segundo fontes de mercado a Lwarcel estaria avaliada entre R$ 1,8 bilhão e R$ 2,7 bilhões, .23/05/2018

"Market Movers” - Exterior

  • GE une negócio de transportes com Wabtec em acordo de US$ 11,1 bi - A General Electric confirmou nesta segunda-feira que vai unir o seu negócio de transportes que fabrica motores de trens com a Wabtec, fabricante norte-americana de equipamento para a indústria ferroviária, em um acordo avaliado em cerca de 11,1 bilhões de dólares. A GE e seus acionistas terão 50,1 por cento na empresa combinada, enquanto os acionistas da Wabtec terão o restante, informaram as empresas em um comunicado. A Reuters informou domingo que o acordo que avaliava o negócio combinado em mais de 20 bilhões de dólares poderia ser anunciado esta semana. 21/05/2018
  • Pepsico compra a Bare Foods nos EUA - A Pepsico chegou a um acordo definitivo para adquirir a empresa americana Bare Foods, especializada na produção de lanches feitos com frutas e vegetais assados. O valor da aquisição foi mantido em sigilo pela companhia. Em comunicado, Indra Nooyi, presidente da Pepsico, disse que a aquisição faz parte dos esforços da companhia para oferecer produtos mais nutritivos, além de reduzir a quantidade de açúcares, sal e gordura nas linhas já existentes. "A Bare Snacks se encaixa perfeitamente nessa visão. A equipe de liderança da Bare Snacks .. Leia mais emvaloreconomico 25/05/2018
  • Sony compra parcela da EMI Music por aproximadamente US$2 bi - Sony, que já tinha 40% da empresa, adquirirá cerca de 60% das ações do consórcio liderado pela Mubadala Investment. A multinacional japonesa Sony anunciou, nesta terça-feira (data local), a compra por cerca de US$ 2 bilhões da editora EMI Music Publishing, uma operação com a qual busca consolidar sua liderança na indústria da música. A Sony, que já tinha 40% da empresa, adquirirá cerca de 60% das ações do consórcio liderado pela Mubadala Investment, o fundo de investimentos estatal, de Abu Dhabi. 22/05/2018
  • Adobe compra Magento Commerce por US$1,68 bi - A Adobe anunciou nesta segunda-feira acordo para comprar o provedor de serviços de comércio eletrônico Magento Commerce da empresa de private equity Permira por 1,68 bilhão de dólares em dinheiro, o maior negócio da companhia em quase uma década. As ações da Adobe subiram cerca de 1 por cento no pregão depois do fechamento, também apoiadas no anúncio de que a produtora do Photoshop vai recomprar até 8 bilhões de dólares em ações até o ano fiscal de 2021.21/05/2018
  • IHS Markit compra Ipreo, de dados financeiros, por US$ 1,86 bilhão  - A IHS Markit chegou a um acordo para comprar a empresa de dados financeiros Ipreo por US$ 1,86 bilhão. A companhia é controlada desde 2014 pela Blackstone e o Goldman Sachs, que a compraram da KKR. ...21/05/2018
  • Blackstone vai comprar LaSalle Hotel por US$ 3,7 bi - A empresa de private equity Blackstone Group disse nesta segunda-feira que vai comprar a norte-americana LaSalle Hotel Properties por 3,7 bilhões de dólares, superando uma oferta rival da Pebblebrook Hotel Trust feita em abril, de 3,5 bilhões de dólares. O acordo avalia a LaSalle em 33,50 dólares por ação, ante 31,75 dólares na oferta da Pebblebrook e representa um prêmio de 5 por cento em relação ao preço de fechamento da LaSalle na sexta-feira. 21/05/2018

HUMORES & RUMORES

M & A - VENDA

  • Marfrig escolhe 5 interessadas na Keystone e espera proposta vinculante em junho - A Marfrig Global Foods anunciou nesta quarta-feira que o processo de venda da Keystone Foods avançou para a segunda fase, que prevê uma proposta vinculante de compra da unidade fornecedora de alimentos processados para redes de restaurantes no mês de junho. A Marfrig selecionou cinco empresas para participar desta segunda fase, mas não revelou o nome das interessadas na Keystone, que tem operações concentradas nos Estados Unidos e na Ásia. 23/05/2018
  • Petrobras inicia venda de participação em concessões na Bacia de Sergipe-Alagoas - A Petrobras iniciou a etapa de divulgação da oportunidade de desinvestimento (teaser) referente à cessão parcial, sem transferência da operação, de seus direitos de exploração, desenvolvimento e produção em quatro concessões, localizadas em águas profundas na Bacia de Sergipe-Alagoas, conforme tabela abaixo: 24/05/2018
  • Cemig Telecom será vendida em dois lotes, ao preço mínimo de R$ 367 milhões - Leilão será aberto na próxima semana, para cadastro dos interessados. Lances devem ser feitos em 25 de julho. A Companhia Energética de Minas Gerais divulgou hoje (25) o edital de venda dos ativos da Cemig Telecom, braço de telecomunicações da estatal. Serão dois lotes à venda, com preço mínimo total de R$ 367 milhões. O edital está disponível no site de compras da Cemig (compras.cemig.com.br). Podem participar empresas que tenham licença SCM, inclusive fundos de investimento ou consórcios. Mas fica proibido o consórcio entre grandes operadoras (com faturamento anual acima de R$ 500 milhões). 25/05/2018 
  • Conselho da Eletrobras aprova venda de SPEs por ao menos R$2,8 bi - O Conselho de Administração da Eletrobras aprovou nesta sexta-feira a venda das Sociedades de Propósito Específico (SPEs) em que a estatal é sócia de empreendimentos por ao menos 2,8 bilhões de reais, informou a empresa nesta sexta-feira. "Esse é o valor mínimo definido, mas pode ser mais", disse uma fonte com conhecimento da situação à Reuters, na condição de anonimato, pouco antes da divulgação do fato relevante pela empresa. 25/05/2018

 M & A - COMPRA

  • Sequoia faz proposta por projetos eólicos da Energimp; prevê investir R$1 bi -  Sequoia Energia apresentou uma proposta vinculante por parques eólicos da Energimp que não saíram do papel e que demandariam cerca de 1 bilhão de reais em investimentos para serem implementados, disse à Reuters um diretor da empresa, que desenvolve projetos de geração e mais recentemente começou a investir na construção de usinas. A oferta vem em meio a uma crise financeira da Energimp, uma sociedade entre o fundo de investimentos do FGTS (FI-FGTS) e a fornecedora argentina de equipamentos eólicos Impsa, que passou a sofrer dificuldades após a unidade da fabricante no Brasil entrar com um pedido de recuperação judicial. 25/05/2018
  • LyondellBasell avalia Braskem em r$ 41,5 bi em oferta à Odebrecht - Há tempos interessada no negócio, a terceira maior produtora de resinas plásticas do mundo, a holandesa LyondellBasell, preparou sua proposta à Odebrecht na tentativa de comprar o controle da Braskem. A oferta será válida para a sócia Petrobras. O modelo para a transação, que prevê pagamento em dinheiro e em ações da LyondellBasell, avalia Braskem em R$ 41,5 bilhões, ou US$ 11,5 bilhões. Trata-se de um prêmio de 12% sobre o valor da petroquímica na B3, que fechou o dia em R$ 37,1 bilhões, pouco mais de US$ 10 bilhões. Trocando em miúdos, a avaliação equivale a R$ 52,00 por ação da Braskem, mas o pagamento não é todo em dinheiro. Listada na bolsa de Nova York (Nyse), a LyondellBasell encerrou a quarta-feira em US$ 45,5 bilhões, com a ação cotada em US$ 115,66. .. 24/05/2018
  • Empresa de reestruturação faz oferta por fatia da Odebrecht na SuperVia - O grupo Starboard, empresa brasileira de reestruturação e investimentos em ativos em recuperação, fez na terça-feira, 22, proposta firme para adquirir a fatia da Odebrecht na SuperVia, concessionária de transporte ferroviário de passageiros do Rio. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que a oferta foi feita por meio da subsidiária Starboard Asset e, embora tenha sido direcionada ao grupo baiano, pode se estender a 100% da empresa caso os demais acionistas se interessem pelo negócio. A Odebrecht Mobilidade, empresa formada por Odebrecht Transport e Mitsui, detém 60% de participação na concessionária – responsável pela operação de um dos maiores sistemas ferroviários do País. Fontes próximas à concessionária afirmam que a empresa japonesa tem prioridade na compra caso a Odebrecht decida vender a participação. Procurada, a Mitsui não respondeu. 23/05/18
  • Arteris quer investir mais, buscar licitação e aquisição para crescer - Joint venture entre a espanhola Abertis e o fundo canadense Brookfield, a Arteris, dedicada a concessões rodoviárias, pretende crescer no Brasil em três frentes: novas licitações, aquisições e mais investimentos em contratos existentes. ...  21/05/2018
  • Prestes a ser comprada, Eletropaulo mantém aquisições no radar - Apesar de estar em franco processo de disputa por um novo controlador, a distribuidora paulista de energia Eletropaulo continua interessada em expansão. "Permaneceremos atentos a oportunidades surgindo no mercado", afirmou Charles Lenzi, presidente da companhia, em teleconferência com analistas nesta segunda-feira (21). A companhia passa por um processo de disputa pelo controle a partir de uma oferta pública de aquisição de ações (OPA). Os principais interessados na aquisição da Eletropaulo atualmente são a Neoenergia e Enel... 21/05/2018

PRIVATE EQUITY

  • Presidente do banco BTG está em busca de startups - O objetivo do grupo, formado por 25 pessoas, é investir de 9 milhões a 12 milhões de reais em startups neste ano. O presidente do banco BTG Pactual, Roberto Sallouti, juntou-se a um novo grupo de investidores em startups. O Wharton Alumni Angels é formado, em sua maioria, por executivos que estudaram na Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, uma das mais prestigiadas escolas de negócios do mundo. Sallouti cursou economia na instituição de 1990 a 1994. O objetivo do grupo, formado por 25 pessoas, é investir de 9 milhões a 12 milhões de reais em startups neste ano. 24/05/2018
  • Fundos compram R$ 1,5 bi em shoppings - Em menos de seis meses, fundos de investimento captaram R$ 1,5 bilhão para a compra de participação em shopping centers, num movimento de entrada de novos investidores no setor. Para efeito de comparação, a soma equivale à construção, a partir do zero, de três a quatro empreendimentos de grande porte. São recursos captados pelas gestoras XP, Vinci Real Estate e Brasil Plural e que têm sido direcionados para a compra de fatias minoritárias de 11 ativos, calculou o Valor. A expectativa de uma retomada no ritmo de crescimento do setor explica o maior interesse. Houve também uma oferta maior por parte dos vendedores. Empresas de capital aberto passaram a oferecer no mercado fatias em shoppings não estratégicos para melhorar a sua estrutura de capital. Além disso, famílias donas de empreendimentos que estão endividadas sondam sócios para se desfazer de até 49% de seus ativos. Parte das negociações envolvendo o montante de R$ 1,5 bilhão ainda está em andamento. Cerca de 80% dessa soma deve ser direcionada para concluir aquisições nos próximos meses. 25/04/2018
  • Banrisul anuncia fundo de R$ 50 milhões para as fintechs - Banco será investidor âncora, com aporte de R$ 25 milhões. O Banrisul anunciou nesta quarta-feira (23), durante o 11º Fórum Internacional de Tecnologia da Informação (foto), a instituição do primeiro fundo de corporate venture totalmente voltado às fintechs. Pioneiro no mercado, o Fundo Fintech Ventures foi estruturado em conjunto com a Gama Investimentos. Como investidor âncora, o Banrisul aportará R$ 25 milhões e buscará, com a Gama, outros R$ 25 milhões junto a investidores privados. O diretor de Tecnologia da Informação do Banrisul, Jorge Krug, explica que as fintechs já integram o ecossistema de negócios financeiros do Brasil. Elas já são mais de 400 no país, combinando tecnologia com modelos de negócios inovadores. “Queremos ser cada vez mais eficientes e oferecer soluções melhores, mais ágeis e mais amigáveis aos nossos clientes, sem abrir mão da força da nossa tradição”, afirma ele. “Não temos dúvida de que o Banrisul e seus parceiros e clientes têm muito a ganhar com a nossa exposição e uso das fintechs por meio do Fundo”. 23/05/2018
  • SP Ventures: novo fundo de agronegócio - A SP Ventures, gestora de investimentos em companhias com tecnologias voltadas para o agronegócio, terá um novo fundo para aplicar em 20 startups do setor. De acordo com o DCI, o objetivo é fazer aportes em empresas nascentes e participar da gestão delas para, em até dez anos, vender sua participação. Com esse segundo fundo, a gestora vai procurar investir em empresa de outros países da América Latina além do Brasil. A SP Ventures busca, a partir do aporte, adquirir de 20% a 30% de participação nas startups investidas. 23/05/2018
  • Brookfield encontra pechinchas em meio à crise do Brasil - Escândalos de corrupção e uma recessão profunda azedaram muitos investidores estrangeiros no Brasil nos últimos anos, mas um grupo canadense viu oportunidades. A Brookfield Asset Management e suas subsidiárias fizeram quase uma dezena de grandes aquisições no país desde 2013. As empresas investiram cerca de 10 bilhões de dólares em energia, infraestrutura e ativos imobiliários que poucos outros queriam devido a riscos legais, políticos e econômicos envolvidos. "Crise é um bom momento para encontrar valor", disse uma pessoa próxima do grupo. Isso incluiu a compra de ativos de empresas envolvidas na investigação Lava Jato. As compras confirmaram a reputação da Brookfield como um dos caçadores de pechinchas mais fortes do Brasil. Em 2016, por exemplo, a Brookfield Infrastructure Partners liderou a compra de uma operadora de gasodutos da Petrobras. Outra rede de gasodutos da estatal, com metade da capacidade, obteve recentemente lances de cerca de 8 bilhões de dólares de investidores. A Brookfield mostrou interesse. 21/05/2018 
  • Cubo, do Itaú, passa a apoiar novos negócios das áreas de saúde e indústria - Com a visão de que investir em fintechs traz não apenas inovação para o mercado financeiro, mas também provoca os bancos a levarem inovação para seus clientes, o Itaú Unibanco deu um impulso substancial no fim do ano passado ao seu projeto Cubo. O coworking se tornou o maior centro de patrocínio e desenvolvimento de novos projetos de empreendedorismo da América Latina, ao se mudar de um prédio de cinco andares, onde apoiava 52 startups em uma área de 52 metros quadrados para investir em 210 startups em um espaço que soma de 20 mil metros quadrados. As empresas de desenvolvimento do Cubo também devem ir além das fintechs, passando a incluir negócios das áreas de saúde e indústrias. "Essa é a forma que encontramos de nos adaptar à revolução das fintechs e startups: montando um potente laboratório de inovação. É uma iniciativa grande que ajuda os negócios do banco", afirma Rubens Fogli, diretor de negócios digitais do Itaú Unibanco. 21/05/2018

IPO

  • Banrisul fará IPO da unidade de cartões - O Banrisul, banco controlado pelo governo do Rio Grande do Sul, anunciou que pediu nesta sexta-feira registro para realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua unidade Banrisul Cartões. A operação, sob coordenação do próprio Banrisul e do BTG Pactual, inclui lotes primário (ações novas) e secundário (papéis detidos pelo governo gaúcho) de ações preferenciais do Banrisul Cartões, afirmou o banco em fato relevante.. 25/05/2018
  • Multilaser pede registro para IPO - A empresa de produtos eletrônicos Multilaser submeteu à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quinta-feira um pedido de registro de companhia aberta e para realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). 24/05/2018
  • IPO x ICO: especialistas debatem qual a melhor forma de financiar uma empresa - Debate foi promovido durante o evento "Blockchain Festival" e contou com a presença de Fernando Ulrich, Courtnay Guimarães e Régio Ferreira Martins. O ano passado foi marcado por um grande "boom" na realização de ICOs (Oferta Inicial de Moedas, na sigla em inglês) em todo o mundo. Com o rali das criptomoedas e o assunto se tornando o centro das conversas, empreendedores enxergaram a grande oportunidade para captar recursos e alavancarem seus projetos inovadores. Mas será que está é uma boa forma de financiamento, ou o IPO (Oferta Pública Inicial, na sigla em inglês) ainda é mais seguro e vantajoso? 23/05/2018
  • Lifemed tem pedido de companhia aberta indeferido na CVM - A fabricante de equipamentos médicos e hospitalares Lifemed teve o pedido de registro de companhia aberta indeferido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa havia feito a solicitação na autarquia em dezembro do ano passado. A companhia produz bombas de infusão, bombas de seringa e monitores cardíacos, entre outros materiais. Em 2016, registrou uma receita líquida de R$ 83,7 milhões... 22/05/2018
  • Flex no Bovespa Mais - A empresa de contact center Flex, fará sua listagem no Bovespa ... no Bovespa Mais dá à companhia acesso a instrumentos de dívida que não estão disponíveis a companhias que não ... , a Flex tem como sócio o fundo Stratus. Com a Flex, o Bovespa Mais chega a 17 empresas listadas. Destas ...  21/05/2018

RELAÇÃO DAS TRANSAÇÕES

  • EDP - alienação de participação na Costa Rica Energética - A EDP - Energias do Brasil S.A. comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, assinou um contrato de compra e venda de quotas com a CEI – Energética Integrada Ltda. para alienar 51% do capital social da Costa Rica Energética Ltda. (“Costa Rica”). Costa Rica possui uma Pequena Central Hidrelétrica com capacidade instalada de 16 MW, localizada no estado do Mato Grosso do Sul. O valor da operação é de R$ 40,4 milhões, a ser ajustado entre a presente data e a data de fechamento. A operação está sujeita à verificação de determinadas condições precedentes usuais a esse tipo de transação, dentre as quais se incluem: (a) a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE; e (b) a aprovação pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.  24/05/2018
  • AMIL afirma que clientes SOBAM vão usar sua estrutura em todo o País - A AMIL emitiu uma nota confirmando a informação publicada pelo “Jornal da Região” da fusão com o Grupo SOBAM de Jundiaí e afirma que os clientes do grupo médico regional podem ficar tranquilos, porque em breve eles vão poder desfrutar de todos os benefícios da maior operadora de Saúde do Brasil, com médicos espalhados por todo o País. “O Hospital Pitangueiras e os nove centros médicos do Grupo SOBAM continuarão oferecendo serviços médico-hospitalares de excelência a todos os seus clientes em Jundiaí e região. Os cerca de 120 mil beneficiários dos planos de saúde SOBAM e APS Saúde também passarão a contar com a expertise em gestão da Amil, a maior operadora de saúde do país, segundo a ANS, com 6 milhões de clientes.11/02/2018
  • Cisão da Brasil Plural dá origem à gestora Occam - O banco Brasil Plural vai fazer uma cisão parcial de sua gestora de recursos, com a criação da Occam Brasil. A nova gestora será controlada por um grupo de 16 sócios e 22 funcionários com origem do banco, e o Brasil Plural será .23/05/2018
  • Divisão de ventures da Monsanto faz primeiro investimento direto em startup brasileira - Empresa que criou plataforma para digitalizar a cadeia de compra e venda de grãos, a Grão Direto, recebe aporte de R$ 2,3 milhões de três empresas. Fundadores Grão Direto_MonsantoA divisão global de ventures da Monsanto, a Monsanto Growth Ventures (MGV), juntamente com o Canary e os criadores do fundo OpenVC, investirão R$ 2,3 milhões no desenvolvimento e crescimento da Grão Direto, startup de Uberaba (MG) e criadora de uma plataforma que digitaliza o processo de originação de grãos. Esta é a primeira vez que uma startup brasileira recebe investimentos diretos da MGV, que vem investindo em startups desde 2011.23/05/2018
  • Grupo Lwart vende Lwarcel Celulose para RGE, de Cingapura - O grupo Lwart fechou acordo para vender sua fábrica de celulose no Estado de São Paulo para a Royal Golden Eagle, de Cingapura, e que já possui uma operação de produção de celulose na Bahia, afirmaram as empresas nesta quarta-feira sem revelar o valor da transação. O acordo foi acertado na segunda-feira. A fábrica está localizada em Lençóis Paulista (SP) e tem capacidade para cerca de 250 mil toneladas anuais de celulose. Na semana passada, duas fontes disseram à Reuters que o valor esperado para a venda da fábrica era de cerca de 2 bilhões de reais.  O valor da operação não foi revelado, mas segundo fontes de mercado a Lwarcel estaria avaliada entre R$ 1,8 bilhão e R$ 2,7 bilhões, considerando-se o resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de R$ 265 milhões projeta ...  23/05/2018
  • Grupo Cless adquire a Opus Cosméticos - O Grupo Cless, dono de marcas de cosméticos como Charming, Lightner e Care Liss, comprou a Opus Cosméticos. Para 2018, a previsão é que o faturamento combinado atinja R$ 300 milhões, alta de 25% quando comparado com a soma das receitas das duas empresas em 2017. ... 22/05/2018
  • Fundador da Clear vai lançar corretora para investir nos EUA - Em um cenário de valorização do dólar e juros baixos, investimentos em ativos americanos têm ganhado destaque e chamado a atenção de empresários como Roberto Lee. Após fundar e vender sua participação nas corretoras WinTrade e Clear, o executivo vai lançar a corretora Avenue Securities, voltada para ajudar brasileiros a aplicarem nos Estados Unidos. O empreendimento conta com investimentos da Vectis Partners - dos sócios Paulo Lemann, Sérgio Campos, Patrick O'Grady e Alexandre Aoude -, além de aportes de Carlos Ambrósio e Christian Klotz… Segundo os cálculos da Avenue, o negócio deve se tornar lucrativo a partir de 3 mil clientes ativos. Ao todo, foram investidos R$ 25 milhões para criar a companhia. A ideia é iniciar as operações no fim de setembro.  21/05/2018
  • Arcelor conclui venda de ativos exigida para comprar a Votorantim  - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a venda de um pacote de ativos da ArcelorMittal para a Gusa Nordeste. Os bens fazem parte de um conjunto maior que precisa ser alienado para permitir a incorporação da Votorantim Siderurgia pela Arcelor. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (21). "Os ativos incluem equipamentos para a produção de CA-60, telas eletrosoldadas e treliças -- produtos que integram o mercado de trefilados comuns", explica o parecer da autoridade antitruste.... 21/05/2018
  • Supley leva Probiótica, de nutrição esportiva - A Supley Laboratório, que atua em nutrição esportiva, comprou a rival Probiótica, que pertencia à canadense Valeant Pharmaceuticals. Com a transação, cujo valor não foi relevado, o faturamento combinado das operações deve atingir R$ 250 milhões em 2018, crescimento de 11,1% em relação ao ano passado. Em cinco anos, a meta é atingir receita de R$ 430 milhões, considerando apenas expansão orgânica, segundo Alberto José Moretto, presidente da Supley. A aquisição, ocorrida neste mês, consolida a empresa entre as maiores do setor, que movimentou R$ 1,8 bilhão em 2017, alta de 9,5%, conforme dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri). No início de 2012, a Valeant havia desembolsado R$ 150 milhões pela Probiótica. Um ano antes da compra, a receita líquida havia atingido R$ 80 milhões. A empresa, fundada há 32 anos em Embu das Artes (SP), está entre as mais antigas do país nessa área.21/05/2018

RELATÓRIOS - DESTAQUES DA SEMANA


QUEM, O QUÊ, QUANDO, QUANTO, COMO e POR QUÊ
 A pesquisa FUSÕES E AQUISIÇÕES - DESTAQUES DA SEMANA tem o propósito de captar o “clima” do mercado das operações de Fusões e Aquisições bem como sinalizar suas principais tendências. Trata-se da compilacão semanal das notícias visando tornar mais acessíveis e conhecidos os negócios de fusão, aquisição e venda realizados entre empresas com atuação no Brasil. Todas as informações sobre os negócios citados no presente relatório são obtidos a partir de notícias publicadas pela imprensa e divulgadas no “estado" pelo blog FUSOESAQUISICOES.BLOGSPOT http://fusoesaquisicoes.blogspot.com.br, não sendo feita qualquer verificação quanto à sua veracidade, precisão ou integridade do conteúdo. Sempre que possível, serão mencionados os nomes dos compradores – investidor estratégico ou fundos de private equity, dos vendedores, a tese de investimento e principais “value drivers”, o valor da transação, forma de pagamento, múltiplos praticados (Valor da Empresa/EBITDA, Valor da Empresa/Receita) etc. Muitas vezes a notícia não é clara a respeito dos valores/forma de pagamentos e respectivos múltiplos. É bem-vinda toda e qualquer contribuição para tornar as informações mais precisas e transparentes. Caso o conteúdo estiver em desacordo, nos contate que estaremos retirando o mesmo ou corrigindo a respectiva  informação. Blog FUSÕES & AQUISIÇÕES



Comprar empresa está mais difícil

Bancos de investimento e escritórios de advocacia têm feito listas informais do que consideram sinal vermelho e amarelo para aprovação de aquisições e fusões no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O sinal vermelho é para alta probabilidade de veto do negócio e o amarelo se refere às operações em que há um risco maior que a média, mas que podem não resultar em veto e, sim, em restrições específicas e pedidos de "remédios", como venda parcial de operações. ... Leia mais em valoreconomico 28/05/2018

------
Lista ajuda empresas a buscarem alternativas 

Listar setores e empresas com potencial restrição para aquisições no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ajuda os assessores financeiros e legais a se prepararem mais cedo para uma eventual dificuldade na aprovação de aquisições e a criarem  alternativas para viabilizá-las.

"Há setores em que avisamos para o cliente que há um nível maior de dificuldade de antemão", diz o advogado Marcelo Calliari, sócio do TozziniFreire. "O Cade dá cada vez mais recados em suas decisões." ... Leia mais em valoreconomico 28/05/2018



Fundo Geribá compra Polo Films

Unigel deixa transformação de plástico com venda da produtora de BOPP

Em tupi-guarani, geribá significa coqueiro e, nos guias de turismo, badalada praia do balneário de Búzios. Fica a cargo do leitor as ilações entre as duas definições e uma transação transcorrida sem estardalhaço num nicho-chave de flexíveis no Brasil: o fundo privado Geribá Investimentos comprou da Unigel a transformadora Polo Films, estrela guia nacional em polipropileno biorientado (BOPP). Com essa aquisição, oficializada em novembro último, a Unigel ratificou sua estratégia de desvencilhar-se de negócios fora de sua vocação e não integrados em sua cadeia de matérias-primas para saldar seus compromissos financeiros.

Assim, no âmbito das resinas, a Unigel comparece agora  com acrílicos, estireno e poliestireno e despede-se de vez, com a partida da Polo, dos transformados plásticos, compartimento no qual também despontou no passado em tubos vinílicos e garrafas de PET. Pelas informações disponíveis nas mídias sociais, a Polo também marca a estréia do Geribá no universo do plástico e confirma os fundos privados na linha de frente dos  investidores em BOPP no Brasil.

Afinal, o fundo britânico Vision Capital incorporou em 2011 o controle da Vitopel, produtora em São Paulo do filme biorientado, segmento complementado no país pelas unidades em duas áreas  à sombra de benefícios fiscais: a fábrica da Innova no Polo Industrial de Manaus e a capacidade de 12.000 t/a do  conglomerado transformador Valgroup, na mineira Itamonte.

Com essa investida em embalagens, o Geribá investimentos assume uma fábrica há 18 anos na ativa em Montenegro, na Serra Gaúcha, composta por três linhas da alemã Brückner, contemplando a Polo com capacidade nominal da ordem de 78.000 t/a. Paulo Figueiredo, sócio fundador do Geribá, já foi entronizado na diretoria da Polo e a nova administração da empresa tem uma parada dura pela frente.

Pelas calculadoras setoriais, a capacidade ativa de BOPP no país ronda 220.000 t/a para um consumo interno que, em 2014, na antessala da recessão que para muita gente ainda persiste, pairava então na órbita de 140.000 toneladas e, sob a crise subsequente, pouco mudou de patamar. Para engrossar o caldo, as exportações brasileiras de BOPP, embora as mais volumosas no âmbito dos artefatos transformados, até hoje não desfrutaram grande destaque, por razões como a concorrência pesada promovida pelas unidades na América do Sul do grupo peruano Oben, um dos principais exportadores de BOPP e filmes de poliéster biorientado para o Brasil. Leia mais em plasticosemrevista 28/05/2018




GuardeAqui fecha compra da Selfstock

A GuardeAqui - principal empresa do segmento de locação de espaços para armazenagem ("self storage") - fechou a terceira aquisição de concorrente desde que iniciou suas operações. Após dois anos de negociação, a empresa comprou a Selfstock, detentora de uma unidade em operação, localizada em Brasília.

O preço da aquisição não foi divulgado, mas o Valor apurou que foi pago um prêmio em relação ao investimento em uma unidade nova, que fica na faixa de R$ 20 milhões a R$ 25 milhões. A GuardeAqui tem a Equity International, do megainvestidor Sam Zell, e a Pátria Investimentos como sócios... leia mais em valoreconomico 28/05/2018



Humberg, pioneiro de internet, investe na criação da Keycash

O mercado imobiliário é a nova aposta de Paulo Humberg, um dos pioneiros da internet no Brasil. Humberg e os sócios Clarissa Vieira, Caio Sarhan e Rogério Santos captaram US$ 10 milhões para a criação da empresa Keycash, de compra e venda de apartamentos usados, com o suporte de algoritmo que encurta etapas do processo.

"É um modelo novo que muda a forma de vender imóveis", afirmou Humberg.... Leia mais em valoreconomico 28/05/2018





27 maio 2018

AMIL afirma que clientes SOBAM vão usar sua estrutura em todo o País

A AMIL emitiu uma nota confirmando a informação publicada pelo “Jornal da Região” da fusão com o Grupo SOBAM de Jundiaí e afirma que os clientes do grupo médico regional podem ficar tranquilos, porque em breve eles vão poder desfrutar de todos os benefícios da maior operadora de Saúde do Brasil, com médicos espalhados por todo o País.

“O Hospital Pitangueiras e os nove centros médicos do Grupo SOBAM continuarão oferecendo serviços médico-hospitalares de excelência a todos os seus clientes em Jundiaí e região. Os cerca de 120 mil beneficiários dos planos de saúde SOBAM e APS Saúde também passarão a contar com a expertise em gestão da Amil, a maior operadora de saúde do país, segundo a ANS, com 6 milhões de clientes. As empresas compartilham o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados centrada no paciente, com foco no aprimoramento da tecnologia e dos serviços. Por meio da união das duas empresas, a população de Jundiaí terá ainda maior acesso a cuidados de alta qualidade”, diz a nota.

Sobre a fusão a nota explica que depende de autorização do Governo: ” O Grupo SOBAM e a Amil – empresa que faz parte doUnitedHealth Group, uma companhia global, sediada nos Estados Unidos, totalmente voltada à saúde – comunicam a assinatura de um Contrato de Compra e Venda de Ações e Quotas. O processo será concluído após a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A operação está alinhada à estratégia da Amil de investimento constante em serviços de saúde, que visa fortalecer a estrutura médica brasileira.” Ivan Machado   Leia mais em jr.jor 11/02/2018 

=======

Sobam assina contrato para integrar o grupo da AMIL

O Grupo Sobam, um dos mais tradicionais da região de Jundiaí, assinou contrato para integrar a rede AMIL, considerada pela Agência Nacional de Saúde (ANS) como a maior operadora do País.

Isso significa que no futuro os clientes da Sobam vão poder buscar mais serviços de atendimentos médicos em todo o País.

Antes dessa fusão ser concretizada o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) precisa autorizar o processo.

Sobre a Sobam

O Grupo SOBAM nasceu em 1968 como resultado da união de quatro profissionais médicos, altamente qualificados, que doaram suas vidas em prol de um projeto audacioso, estimulando o crescimento da organização em torno de conceitos éticos rígidos.

Hoje o Grupo SOBAM está apto a prestar os serviços médicos com a maior segurança possível e tem na retaguarda o Hospital Pitangueiras, no bairro do Vianelo.

O modelo de gestão dinâmico e inovador encontram-se preparado para oferecer o melhor em sistema de saúde, quer para planos individuais (familiares), como para planos por adesões, ou empresariais. Os produtos oferecidos pelo Grupo SOBAM são consultórios particulares, clínicas, hospital próprio, e serviços terceirizados, administrados por técnicas comprovadas de gestão. Todo o processo administrativo é atualizado por programas de treinamento constante, capazes de adequar os produtos oferecidos com a realidade de mercado.

Como forma de priorizar o ser humano em suas ações, o Grupo SOBAM aplica constantemente em tecnologia, sendo hoje líder de implantação de produtos de alta complexidade na região de Jundiaí. Os padrões adotados são de nível internacional, focados na necessidade de resultados precisos e imediatos.

Sobre a Amil - A Amil foi fundada no Rio de Janeiro pelo médico Edson de Godoy Bueno, em 1978. Em 2012, a Amil passou a fazer parte do UnitedHealth Group, dos Estados Unidos.10/02/2018 Ivan Machado  Leia mais em jr.jor 11/02/2018 

27 maio 2018



26 maio 2018

Petrobras inicia venda de participação em concessões na Bacia de Sergipe-Alagoas

A Petrobras iniciou a etapa de divulgação da oportunidade de desinvestimento (teaser) referente à cessão parcial, sem transferência da operação, de seus direitos de exploração, desenvolvimento e produção em quatro concessões, localizadas em águas profundas na Bacia de Sergipe-Alagoas, conforme tabela abaixo:

A Petrobras é, atualmente, operadora de todas as concessões, nas quais já houve seis descobertas de óleo leve e gás: Barra, Farfan, Muriú, Moita Bonita, Poço Verde e Cumbe. A expectativa de declaração de comercialidade é para o segundo semestre de 2020.

O teaser, que contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios objetivos para a seleção de potenciais participantes, está disponível no site da Petrobras.

Além do teaser, as principais etapas subsequentes de cada projeto de desinvestimento da companhia serão divulgadas, conforme segue· Início da fase não-vinculante (quando for o caso) | · Início da fase vinculante | · Concessão de exclusividade para negociação (quando for o caso) | · Aprovação da transação pela alta administração (Diretoria Executiva e Conselho de Administração) e assinatura dos contratos | · Fechamento da operação (closing). Leia mais em revistafatorbrasil 24/05/2018


26 maio 2018