09 julho 2020

“Uber das abelhas” recebe aporte para polinização inteligente

A AgroBee entrega ganhos de produtividade em café, melão, maçã e morango com redução do uso de insumos

A AgroBee, empresa de Ribeirão Preto, acaba de fechar contrato para receber um aporte do AgroVen, organização formada por líderes e empresários, majoritariamente ligados ao agronegócio.

Conhecida como o “Uber das Abelhas”, a startup criou uma plataforma que combina algoritmos e tecnologia para unir produtores a apicultores, enquanto usa dados e variáveis dinâmicas a fim de criar uma polinização inteligente e customizada para cada produtor.

“A polinização é determinante para algumas culturas como maçã e o melão, sem a qual, não existe a formação dos frutos. Para as culturas não dependentes do processo, os números para o aumento da produtividade são de cerca de 20% como é o caso do café, por exemplo”, explica Andresa Berretta, uma das fundadoras da empresa.

Segundo ela, o processo é responsável por melhorar o aspecto e a qualidade dos frutos, a exemplo do aumento da pontuação do café e a forma e dulçor do morango. O AgEvolution também entrevistou a Andressa no episódio 9 sobre “Inovação Sustentável”.

Guilherme Sousa, CEO da agtech, considera que a parceria vem no momento certo, já que o conhecimento do setor e as conexões que o AgroVen aporta, ajudarão no crescimento e evolução do modelo de negócio.

“Mais do que o recurso financeiro, que, é claro, faz muita diferença, o mais importante nesse momento da empresa é o ‘smart money’, que vem do capital intelectual e experiência prévia do grupo de investidores”, avaliou....

Mercado
O valor da polinização no Brasil foi estimado em R$ 48 bilhões em 2018, de acordo com o Relatório Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil, apresentado em evento realizado na FAPESP.

A polinização é considerada um processo ecossistêmico essencial, assim como a água, ar limpo, equilíbrio climático, etc. Estes são os objetivos da AgroBee: aumentar a produtividade e qualidade no agronegócio, respeitando-se a natureza, abelhas, através de um processo de sustentabilidade, além de como consequência também aumentar a produtividade de mel, ou seja, um ganha-ganha para todos os envolvidos.

“Entendemos que a AgroBee e sua solução de polinização inteligente, tem um enorme potencial em um momento que o mundo busca aumento na produção de alimentos, mas com uma utilização cada vez maior de implementos biológicos, considerados mais amigos do meio ambiente e da saúde humana”, afirma Silvio Passos, presidente do Conselho do AgroVen... leia mais em agevolution.canalrural 08/07/2020 


09 julho 2020



0 comentários: