08 junho 2019

Executivos buscam fusões e aquisições para competir com start-ups, diz pesquisa

Constatação vem de pesquisa da consultoria EY com 2.900 empresários de 47 países

Pesquisa mostra que 59% dos empresários estão interessados em fusões e aquisições nos próximos 12 meses.. Leia mais em globo 07/06/2019
==

Executivos buscam fusões e aquisições para competir com start-ups, diz pesquisa

Executivos mundo afora estão revisando cada vez mais o portfólio de produtos e serviços oferecidos por suas empresas. Além disso, estão ávidos para comprar outros negócios ou mesmo serem incorporados por concorrentes.

O motivo: o medo de ficarem parados – ou perderem espaço – em meio à proliferação de start-ups e unicórnios, como são chamadas as empresas de base tecnológica com avaliação de mercado acima de US$ 1 bilhão.

As constatações estão na 20ª pesquisa Global Capital Confidence Barometer (ou Barômetro da Confiança do Capital Global, numa tradução livre), da consultoria EY. Os principais resultados do estudo foram apresentados nesta quinta-feira em Mônaco na abertura do World Entrepreneur of the Year, premiação organizada pela consultoria desde 2001 para escolher o empreendedor do ano no mundo.

Neste ano, candidatos de 47 países estão na disputa. O vencedor será conhecido no sábado. O Brasil está representado por Rodrigo Galindo, presidente da Kroton, maior empresa em educação do país.

Em 2018, o país levou o troféu, considerado o ‘Oscar do empreendedorismo’ com Rubens Menin, fundador da construtora MRV.

A pesquisa Barometer, realizada ao menos uma vez ao ano, chega a vigésima edição com entrevistas a 2.900 presidentes ou executivos empresas de 47 países.

Em 2019, 59% dos entrevistados relataram ter interesse em participar de discussões para fusões e aquisições nos próximos 12 meses, o maior nível em seis anos.

Considerando só os resultados dos entrevistados brasileiros, o apetite é um pouco menor: 47% estão interessados em participar de um negócio desse tipo.Por trás do interesse numa fusão ou aquisição está o interesse em adquirir conhecimentos de start-ups para 23% dos entrevistados, o principal motivo levantado na pesquisa.

Considerando só os resultados brasileiros, esse motivo foi citado por 24% dos empresários, perdendo apenas para o interesse em crescer em mercados adjacentes – motivo citado por 26% dos entrevistados no país.—

A tecnologia promove mudanças muito rápidas em modelos de negócios. O que a gente percebe é que as empresas estão estruturando capital para investimentos para enfrentar o dilema de inovar na mesma velocidade — diz Luiz Sérgio Vieira, presidente da operação da EY no Brasil.

Para além de buscar ativamente aquisições de empresas na tentativa de minimizar os efeitos da ‘disrupção’ trazida pelas start-ups, os executivos relataram estar revisando com mais frequência o portfólio de produtos e serviços de suas empresas.

Na pesquisa global, 41% responderam que fazem revisões trimestrais. É um recorde em 20 anos de pesquisa.

No Brasil, 35% relataram manter revisões trimestrais de portfólio. Na edição de 2018, apenas 3% relataram mexer com essa frequência no rol de produtos e serviços de suas empresas.
O repórter viajou a convite da consultoria EY Leia a notícia completa em O Globo Executivos buscam fusões e aquisições para competir com start-ups, diz pesquisa.. Leia mais em sofatos 07/06/2019




08 junho 2019



0 comentários: