23 maio 2019

Por que Bezos está certo e Buffett está errado sobre disrupção de negócios

Declarações recentes de dois titãs da indústria oferecem pontos de vista opostos sobre como empresas e indústrias são dirupções

Jeff Bezos e Warren Buffett têm muito em comum. Eles são titãs de indústria, ricos além da imaginação, incrivelmente inteligentes e impressionantemente motivados.

Mas nas últimas semanas, esses homens involuntariamente ofereceram opiniões justapostas sobre um tópico muito importante: disrupções de negócios. Apenas um desses dois paradigmas estimados do capitalismo pode estar certo. Eu aposto no Jeff Bezos.

Primeiro, vamos recapitular o que foi dito.

Buffet, em sua reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway, declarou que “o sucesso das empresas automobilísticas no setor de seguros é provavelmente tão provável quanto o sucesso das companhias de seguros de entrar no ramo automobilístico”.

Um pouco de contexto pode ser necessário. Buffet, caso você não saiba, é um grande investidor no setor de seguros. A Berkshire Hathaway até possui a GEICO.

Estas foram palavras muito fortes de Buffet, que é caracteristicamente mais diplomático. O que provocou a resposta atípica de Buffet foi a notícia da parceria da Tesla com a Liberty Mutual Insurance para fornecer seguro de automóvel para os veículos da Tesla. Buffet pareceu interpretar essa ação como uma afronta, o que pode explicar seu tom de desprezo e comportamento defensivo.

Enquanto isso, em um anúncio à tripulação de funcionários da Amazon, Jeff Bezos soou com um tom derrotista, tão sombrio quanto o triste como o pequeno personagem Bisonho em um dia chuvoso.

“A Amazon não é grande demais para fracassar”, disse Bezos. “Na verdade, eu prevejo que um dia a Amazon fracassará. A Amazon irá à falência. Se você olhar para grandes empresas, sua expectativa de vida tende a ser de mais de 30 anos, não mais de cem anos”.

Bezos fez outras declarações desse tipo no passado. Mas essa foi a primeira confissão inequívoca de que não há saída desse cenário, e a primeira vez que ele anexou um cronograma definitivo. É preocupante, para dizer o mínimo, quando você considera que a Amazon está pairando em torno de US$ 1 trilhão em avaliação.

Duas leis imutáveis
Mas é por isso que Buffet está errado e Bezos está certo. E a resposta é bastante simples e paradoxalmente profunda ao mesmo tempo. O fato é que, apesar de todas as teorias sofisticadas sobre o que as empresas precisam fazer para competir, prosperar e sobreviver, existem realmente apenas duas leis imutáveis e irrevogáveis:

1. Qualquer negócio ou indústria que possa ser interrompida, será interrompida
2. Nenhum negócio ou indústria está imune à disrupções
Em suma, Bezos está certo. Não é uma questão de “se” mas de “quando”.

Agora, Buffet poderia ter provado corretamente sobre a Tesla, ... Leia mais em cio 22/05/2019

23 maio 2019



0 comentários: