10 abril 2019

Guedes estima que meta de US$20 bi em privatizações em 2019 pode ser excedida em até 40%

O objetivo do governo federal de levantar 20 bilhões de dólares com privatizações neste ano será facilmente atingido, afirmou nesta quarta-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes, projetando uma superação da meta em até 40 por cento.

Ao participar de conferência da XP Investimentos em Nova York, Guedes afirmou que, transcorridos os primeiros 100 dias de governo do presidente Jair Bolsonaro, as privatizações já somaram 12 bilhões de dólares.

O ministro afirmou que a dívida pública poderia ser reduzida em até 300 bilhões de dólares se o governo vendesse todos seus ativos.

Ele ponderou, contudo, que será difícil realizar a tarefa em quatro anos."Vamos ver o que acontece", disse.

Sobre a reforma da Previdência, considerada imprescindível para o equilíbrio das contas públicas, Guedes disse estar otimista quanto à aprovação pelo Congresso de um texto que gere economia de 1 trilhão de reais em dez anos, em linha com a ambiciosa proposta do governo.

Guedes reconheceu que os parlamentares poderão fazer cortes na reforma, mas expressou confiança quanto à sua aprovação.

PETRÓLEO
Em sua fala, o ministro reiterou que o governo federal quer dividir os recursos levantados com petróleo com Estados e municípios, destinando 70 por cento do total aos entes regionais e ficando com apenas 30 por cento. Guedes também afirmou que os leilões do pré-sal vão começar neste ano.

Na véspera, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou o valor de 9,058 bilhões de dólares a ser pago à Petrobras como parte da conclusão da renegociação do contrato da chamada cessão onerosa com a estatal, abrindo caminho para o leilão do excedente do pré-sal, previsto para 28 de outubro.  (Texto de Marcela Ayres) Por Jamie McGeever (Reuters) -  Leia mais em dci 10/04/2019


10 abril 2019



0 comentários: