06 março 2019

Estas 9 empresas dominam IA e valem quase US$ 5 trilhões

Três empresas chinesas e seis americanas dominaram o desenvolvimento de inteligência artificial ao redor do mundo e concentram os talentos da área

Em livro lançado nesta semana, a professora da Universidade de Nova York Amy Webb analisa as grandes empresas que dominam o desenvolvimento de inteligência artificial em todo o mundo. São nove companhias, que serviram para dar nome ao livro The Big Nine, ou, em português, As Grandes Nove (tradução livre, o livro ainda não tem previsão de lançamento no Brasil). De acordo com Webb, dos "nove cavaleiros" da IA, seis são americanos e três, chineses.

As americanas são seis potências globais da tecnologia que você provavelmente conhece: Google, Microsoft, Amazon, Facebook, IBM e Apple. Da China, às vezes desconhecidas para o mundo ocidental, a professora lista três: Alibaba, Baidu e Tencent. Somadas, as nove têm valor de mercado de cerca de US$ 4,9 trilhões.

A pesquisadora pondera o que cada cenário dá como vantagem e desvantagem às companhias. Na China, os laços e relações nebulosas com o governo e o Partido Comunista levantam dúvidas como essa tecnologia é aplicada e sobre seu desenvolvimento. Nos EUA, as ambições são grandes para resolver os grandes problemas da humanidade. Mas as boas intenções esbarram no que Wall Street espera de cada uma dessas empresas—resultados.

Essa complicada relação com investidores, afirma Webb, faz com que as empresas tentem usar IA em todo e qualquer produto—e mirem resultados em curto prazo, em vez de analisar impactos e consequências da tecnologia desenvolvida hoje em um futuro mais distante. Leia mais em epocanegocios 06/03/2019

06 março 2019



0 comentários: