28 março 2019

5 startups para você se inspirar se quiser atuar no Mercado Health e de Bem-Estar

Temos o sétimo maior mercado Health do mundo. E muitos problemas que o SUS não consegue resolver sozinho: aqui estão 5 exemplos de empresas para você que enxerga esse mercado como um Oceano Azul de oportunidades de negócio…

Para você que acompanha as novidades do mercado Health, existem muitas boas notícias para você:

  • Muitas empresas criadas por não-médicos estão chegando com cada vez mais força neste setor;
  • O número de investimentos nas healthtechs só aumentam;
  • Até empresas como Google, Amazon, Apple e outras gigantes estão criando meios de abocanhar esse mercado;
  • E com tecnologias cada vez mais acessíveis, você não precisa ter profundos conhecimentos em tecnologia de ponta ou entender de medicina para entrar nesse mercado…

Abaixo, você terá acesso a 5 empresas que estão atuando com força no mercado Health dentro e fora do Brasil para você conhecer e obter inspiração para o seu futuro negócio também:

Sibrare (receituários médicos)
O mercado brasileiro está pelo menos duas décadas atrasada em relação ao mercado americano e europeu.

A Sibrare assumiu o desafio de atualizar a maneira de como receituários médicos são prescritos e a relação de médicos e farmácias.

Ela permite de forma segura a interação eletrônica das receitas entre profissionais da saúde, farmácias e pacientes de forma segura, precisa e rápida.

Só essa solução impactará todos os elos da cadeia de saúde, reduzindo custos, fraudes, sinistros e incentivar uma nova era da política de saúde pública no país.

Hoje são emitidas cerca de 4 bilhões de receitas por ano pelos 750 mil profissionais de saúde.

Os fundadores são médicos? Não. Um atua no ramo da construção civil e mercado imobiliário e o outro é um engenheiro em telecomunicações. Eles nunca imaginaram que fossem desenvolver o mais revolucionário sistema de receituários do país.

As receitas deixam o papel e vão para a nuvem, e a certificação digital do médico permite que a emissão da receita seja feita de qualquer parte do mundo.

Do outro lado, a farmácia acessa o Sibrare pra receber a receita já com todos os dados, sem possibilidade de fraude ou erro.

Essa redução nas fraudes e burocracia tem poder de reduzir em até R$ 100 bilhões por ano.

MedRoom (VR para estudantes de medicina)
A MedRoom é uma empresa brasileira nascida em 2015 com o objetivo de gamificar o treinamento de estudantes e profissionais da saúde.

A solução veio para ser a ponte entre as salas de aula e a mão na massa dos profissionais de saúde. "Todo nosso trabalho é focado no abismo que existe entre as aulas teóricas e práticas, oferecendo ferramentas para tornar essa transição mais eficiente e confortável", explica o cofundador e CEO da empresa, Vinícius Gusmão.

Eles estão acumulando experiência para lançar o Laboratório de Anatomia e Fisiologia em Realidade Virtual, ainda em fase de desenvolvimento. Que, mesmo sendo um projeto ainda, já rendeu contratos fechados com a Unigran, em Dourados (MS) e com a faculdade do hospital Albert Einstein

N2B (aplicativo para você comer melhor)
A empresa é uma plataforma de acompanhamento nutricional, focando em um nicho que o mercado da saúde não costuma olhar muito: a Medicina Preventiva. "Prevenir não é o forte do ser humano", afirma o CEO, Cesar Terrim.

A maior parte dos clientes da N2B (Nutrition to Business) são empresas, daí o nome ser um trocadilho com o termo B2B (Business to Business).

A ideia surgiu para solucionar uma dor real do mercado: os fundadores eram ex-proprietários de uma corretora de seguros, e perceberam um aumento constante nos reajustes dos planos de saúde.

Então, estudaram as doenças que estavam levando as pessoas ao pronto-socorro com mais frequência. Todas elas (enxaqueca, gastrite, diabetes, hipertensão) estavam associadas direta ou indiretamente a uma má alimentação.

Na prática, por meio do aplicativo o cliente tem acesso a cardápios de acordo com seu objetivo e linha nutricional, tem suas refeições avaliadas e pode consultar nutricionistas através do chat ou escaneando algum produto para avaliação.

TNH Health (chatbots para médicos)
Em 2019 o chatbot (simulação de conversas através de robótica) já é usado por empresas e marcas do mundo todo. Mas desde 2013 ela é a chave do sucesso da empresa TNH Health para engajar e educar pacientes e profissionais da saúde.

Ela serve tanto para organizações particulares com foco em Medicina Preventiva para reduzir custos com a saúde e melhorar a experiência dos pacientes, e também para indústrias farmacêuticas que buscam melhorar o relacionamento com pacientes e hospitais.

A healthtech também atua em organizações governamentais, acompanhando gestantes, pacientes crônicos e outros casos.

Eles usam chatbots:

para estimular a qualidade de vida dentro das empresas;
conscientização de populações inteiras quanto à prevenção de doenças, epidemias e até cuidados com a água;
Educação de pacientes no pré e pós-alta hospitalar;
Além de ajudar diretamente a indústria farmacêutica e operadoras de saúde também.
A empresa conseguiu usar a ferramenta que a população mais usa (o celular) para levar informações sobre saúde e acompanhamento médico para milhares de pessoas.

Ajudando não só os pacientes, como a indústria farmacêutica, governos, hospitais e planos de saúde a utilizarem os dados dessas pessoas com mais inteligência.

Extra: Pet Health Innovation Labs (HealthPet)
Se não bastasse temos o 7º maior mercado de saúde no mundo, o Brasil possui o 4º maior mercado pet também.

Então, cada vez mais, a saúde dos nossos pets é tão importante quanto a nossa.

O Pex Health Innovation Labs (PHIL) em Israel, pretende criar e desenvolver startups que criem dispositivos e soluções para diagnósticos de animais de estimação, assistência médica e softwares com uso de Inteligência artificial e machine learning para direcionar melhor os medicamentos para os bichinhos.

Além de desenvolver aplicativos e dispositivos para o bem-estar animal como, por exemplo, nutrição e exercícios.

Essas foram as 5 empresas e abordagens para você conhecer e se inspirar se quiser atuar no mercado da saúde também.... do autor Victor Hugo Bin Leia mais em starse 28/03/2019

28 março 2019



0 comentários: