18 fevereiro 2019

Valuation excessivo? Lucros das empresas na Europa não explicam alta desde 2009, diz GS

Em relatório divulgado a seus clientes, o Goldman Sachs levanta a seguinte questão: o quanto a valorização desde março de 2009 foi provocado pelos lucros e quanto foi pela expansão das projeções de P/L (Preço sobre Lucro) em todo o mundo?

Conforme a equipe de análise, nos EUA, é praticamente meio a meio: a expansão do valuation contribuiu com aproximadamente 46% da variação positiva no preço desde a crise financeira de 2008, alta esta, justificada pelo Goldman Sachs, pela “extensão de anos de taxas descendentes de juro e ao QE (Quantitative Easing)”.

Enquanto os lucros das empresas contibuiram por quase metade da valorização superior a 300% do S&P 500 desde então, somente a componente de valuation provocou valorização de 111% nas ações da Europa, levantando a constatação de que as empresas europeias, em grande parte, não tiveram crescimento nos lucros nos últimos 10 anos.

Após a constatação de congelamento nos lucros das europeias, o banco diz ser situação única. “Isso é ímpar, porque durante um bull market normal, e a última década tem sido isso, a expansão do P/L normalmente gerava 25% dos retornos de mercado”.

Sem valuation, sem P/L, com emergentes

Em conclusão, o banco acredita que a expansão do valuation não deverá ser importante driver de retornos daqui em diante. “Ao mesmo tempo, nossas projeções de lucros se mantêm baixas em todas as regiões, tendo inclusive caído, particularmente nos EUA”, terminam os analistas. Valter Outeiro da Silveira - Leia mais em moneytimes 17/02/2019 

18 fevereiro 2019



0 comentários: