16 fevereiro 2019

Número de fusões e aquisições cresce 13% em janeiro, diz PwC

Foram 53 anúncios no mês
Investidor nacional lidera

A projeção da consultoria é que o volume de operações cresça 15% em 2019
Em janeiro deste ano, foram anunciadas 53 fusões e aquisições de empresas no país. O número é 13% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 47 operações se tornaram públicas.

Foram 42 aquisições, 7 compras, duas fusões, uma joint venture e uma incorporação. Os dados são de estudo (íntegra) da PwC Brasil adiantado para o Poder360.

Apesar do avanço, os números são inferiores aos observados até 2015. Para Rogério Gollo, sócio da consultoria, 2018 frustrou as expectativas, mas este ano começa com uma perspectiva mais otimista.

“Tivemos uma boa melhora em novembro e dezembro de 2018 e janeiro deste ano. A expectativa é positiva, mas com cautela, porque o novo governo tem várias reformas a serem feitas”, afirmou.

A projeção da consultoria é que o volume de operações cresça 15% em 2019. A recuperação levaria o país a patamares próximos aos observados há 4 anos, no início da crise econômica.

“No ano passado, iniciamos 1 processo de recuperação da economia, mas as eleições, com candidatos com visões muito diferentes, colocaram os agentes econômicos em compasso de espera. Neste ano, esperamos a confirmação do cenário otimista que projetamos.”  

De acordo com Gollo, o crescimento das transações depende, principalmente, de medidas de controle de deficit público e da redução da intervenção estatal.

INVESTIDOR NACIONAL LIDERA
Em janeiro deste ano, os investidores nacionais responderam por 33 das 49 aquisições e compras minoritárias anunciadas. O número corresponde a 67% do total. No mesmo mês do ano passado, a participação havia sido menor, de 50%.

“O investidor nacional conhece nosso ciclo econômico, sabe que a economia em 2019 vai ser melhor do que foi nos últimos anos. Por isso, sai na frente. O estrangeiro é mais cauteloso, espera a confirmação”, diz Gollo.

CONCENTRAÇÃO NO SUDESTE
Do total das transações de janeiro, 58% se concentraram no Sudeste. Foram 31 operações anunciadas na região, 24 delas só em São Paulo.

Na sequência, vêm o Nordeste, com 16%, o Centro-Oeste, com 9%, e o Sul, com 8%. Nenhuma das operações tornadas públicas se deu no Nordeste.

As transações fora do Brasil representaram 9% do total anunciado no mês.

26% DAS TRANSAÇÕES EM TI
O setor de tecnologia da informação concentrou o maior número de transações em janeiro, foram 11 (26% do total).

Nessa área, a PwC destaca que Mobdiq, plataforma de monetização de venda por marketing p2p, realizou a aquisição da Confilio, plataforma focada em marketing digital por rede de afiliados e anunciantes. O valor não foi anunciado.

Entre os setores mais representativos, destacam-se ainda os serviços públicos, com 8 operações (15% do total), e os serviços auxiliares, com 7 transações (13% do total)... Leia mais em poder360 15/02/2019




16 fevereiro 2019



0 comentários: