12 fevereiro 2019

Grupo de venture capital usa inteligência artificial para encontrar startups na Europa

Uma empresa de venture capital sediada em Londres que usa inteligência artificial para encontrar startups promissoras em toda a Europa disse na terça-feira que levantou 53 milhões de euros (60 milhões de dólares) para seu maior fundo até o momento.

A InReach Ventures foi fundada por Roberto Bonanzinga e John Mesrie, ambos anteriormente da Balderton Capital, e Ben Smith, que atuava na ferramenta de trabalho em equipe da Microsoft, a Yammer.

A InReach passou três anos desenvolvendo sua própria tecnologia de propriedade intelectual para descobrir, avaliar e apoiar seus investimentos

Bonanzinga afirmou que as startups européias estavam espalhadas pelo continente, o que significa que muitas empresas em estágio inicial não chamaram a atenção de grupos sediados em grandes cidades como Londres.

Ele disse que a InReach Ventures estava usando a AI para filtrar e avaliar dados, por exemplo, de publicações em blogs e fontes similares, para identificar empresas em estágio inicial em busca de seu primeiro investidor institucional.

"Empreendedores podem encontrar empresas em qualquer lugar da Europa, de Helsinque a Barcelona, de Varsóvia a Roma, e muitos ainda não são notados na hora certa", disse Bonanzinga.

"Como capitalistas de risco europeus, precisamos de uma nova abordagem que seja distinta e adaptada para lidar com essa fragmentação geográfica e com a realidade econômica. Acreditamos que a única maneira de conseguir isso é por meio de uma abordagem baseada em software, impulsionada pela IA".

A InReach investiu em oito startups de toda a Europa desde que foi fundada em 2015, disse ele, incluindo a startup de mercado com sede na Lituânia, a Oberlo, que foi posteriormente adquirida pela Shopify.

O fundo estava particularmente interessado em startups de Internet, softwares de serviço e mercados de consumo, com investimentos típicos de 500 mil a 2 milhões de euros, afirmou Bonanzinga.Por Paul Sandle (Reuters) - Leia mais em dci 12/02/2019

12 fevereiro 2019



0 comentários: