13 fevereiro 2019

Estratégia de crescimento através de aquisições

Este artigo é baseado no livro Dual transformation e está dividido em 2 partes, a primeira começa contando 2 casos reais de empresas que passaram por grandes transformações uma contratando uma enorme parcela de novos funcionários e outra adquirindo diversas empresas. A segunda parte é composta por dicas essenciais de como crescer através de contratações e aquisições.

Toda empresa que quer inovar precisará de novas habilidades e com o devido tempo várias as desenvolverão. Entretanto o mercado não fica parado e o tempo para inovar é curto. Uma das alternativas para se tornar competitiva frente a novas demandas é a aquisição de empresas ou a contratação de especialistas.

Ao adquirir empresas ou contratar novos colaboradores a empresa tem de repensar como manter sua cultura de forma a não perder os ganhos operacionais já adquiridos, ao mesmo passo em que a modifica para incorporar as novas habilidades.

Isso é particularmente importante quando a empresa decide criar inovação para atingir novos mercados. Como é o caso do Clark Gilbert CEO da Deseret Digital Media que viu a necessidade de inovar e realocar a empresa do jornal impresso para o digital.

 Transformando o analógico no digital através de contratações

De acordo com o  livro Dual Transformation quando o processo começou a Deseret Media obtinha a maior parte do seu faturamento do jornal impresso, convencer a todos que o certo seria deixar de investir no que trazia retorno hoje para investir no digital que traria retorno amanha não foi uma tarefa fácil. Esse é um dos problemas mais complicados quando uma empresa decide deixar de trabalhar com o mercado atual para entrar em um novo mercado.

Para facilitar esse processo, que exige novas habilidades, Gilbert decidiu que o melhor a fazer seria trazer funcionários de empresas digitais. A estratégia era adquirir habilidades de como lidar com um negócio digital de forma rápida. Isso exigiu atitudes drásticas como demitir cerca de 40% dos seus colaboradores em um único dia.

Ao renovar o pessoal a empresa adquiriu as habilidades que acreditava ser necessária para atuar no novo mercado. Sem que houvesse um link com o negócio atual e sem envolver o core business da empresa ela perderia grande parte do seu recurso. Por isso surge a estratégia de criar times compostos por pessoas dos dois universos da empresa.

Neste momento pessoas que conseguiam lidar com o novo mercado ao mesmo tempo em que conheciam e lidavam com o antigo core business da empresa eram essenciais. Interligar os recursos foi uma questão chave para realizar essa transformação. Os times tinham de ser cuidadosamente equilibrados, muitos funcionários novos e o time não conseguiria lidar com o negócio atual, muitos funcionários antigos e a inovação digital poderia não ocorrer.

Aquisições em escala

De 2001 à 2010 a Apple lançou diversos produtos como o iPod, iPhone, iPad e outros. Durante esse período a Apple adquiriu 26 empresas. Várias da inovações que lançaram surgiram de tecnologias que foram adquiridas e se tornaram um sucesso por terem sido adequadamente incorporadas ao core business da empresa.

Adquirir tantos negócios em tão pouco tempo gera diversas dificuldades. Desde mudanças operacionais até desestruturações do clima organizacional. Adquirir novos negócios não é só uma questão financeira, mas estratégica e de recursos humanos. Portanto criar boas estratégias de aquisições é indispensável.

Regras de ouro para o crescimento através de aquisições

Definição de rumo

Deixar claro para onde a empresa quer ir é o primeiro passo. Cada tipo de inovação exigirá habilidades diferentes. No geral se a inovação será no mesmo mercado as aquisições são menos necessárias, mas podem desempenhar um papel fundamental na mudança de processos e tecnologia que permitirá com que a vantagem competitiva seja alcançada.

As aquisições e contratações podem desempenhar um papel mais crítico quando a inovação está focada em um novo mercado. Isso porque muitas habilidades serão necessárias e desenvolvê-las através de treinamentos pode ser muito demorado.

 Definição de habilidades

Entender quais serão as habilidades necessárias pode ser complexo, por isso uma boa alternativa é planejar para que esse processo ocorra de forma interativa. Um ciclo de contratação, teste e validação frente aos problemas.

Habilidade de integração

Talvez um dos fatores mais importantes sejam as habilidades de integrar pessoas, processos e modelo de negócios. Criar a sinergia necessária para que todo o processo flua e a empresa não acabe como uma colcha de retalhos.

Conclusão

Adquirir negócios ou contratar uma nova equipe não é tarefa fácil e deve ser avaliada por diferentes lentes e não somente pela financeira. Ao adquirir um novo negócio o todo deve ser maior que a soma das partes. Existem muitos métodos para se conseguir essa sinergia, mas vale ressaltar que algumas análises básicas como mapeamento de processos e avaliação de clima organizacional podem ajudar. Por Vitor Fernandes - Leia mais em itforum365 12/02/2019
https://www.itforum365.com.br/categoria-colunas/inovacao-e-tecnologia-aplicada-a-negocios/estrategia-de-crescimento-atraves-de-aquisicoes/

13 fevereiro 2019



0 comentários: