14 dezembro 2018

Sapore desiste de fusão com IMC após adoção da ‘pílula do veneno’

A Sapore deve desistir dos planos de aquisição da dona das redes Viena e Frango Assado, depois do conselho da IMC aprovar em assembleia de acionistas a adoção da chamada “pílula do veneno” para proteger a companhia de tentativas de tomada de controle. As informações são da edição de hoje do Valor. A intenção da Sapore era adquirir 42,5% das ações da IMC por R$ 600 milhões.

Em entrevista ao jornal, o fundador da Sapore, Daniel Mendez, informou que, neste momento, a possibilidade de negociação está “morta e enterrada”. As conversar entre as empresas durou quase um ano e a cartada mais recente por meio de uma tentativa hostil de fusão.

O mecanismo adotado, conhecido como pílula do veneno, obriga que sempre que algum investidor alcançar 30% do capital da empresa, deverá lançar uma oferta por toda a companhia. Com isso, fica mais difícil a tomada de controle em empresas com capital pulverizado na bolsa, caso da IMC.

O Valor informa que a assembleia contou com a participação de 82% dos acionistas e 99,43% dos presentes concordaram em adotar a “pílula do vendo”, superando o mínimo necessário de dois terços.

Para o jornal, a decisão dos acionistas é entendida como um sinal de que os investidores confiam que a atual gestão da IMC é capaz de melhorar seu desempenho. Desta forma, os apoiaram a posição defendida pelo conselho de administração, pelos gestores e por um grupo de acionistas que detém 18% do capital.

A intenção da Sapore era obter 42,5% das ações da IMC para depois realizar uma fusão, criando uma nova empresa da qual teria uma participação de 60%. Com Reuters. Por Investing.com – Leia mais em moneytimes 14/12/2018

14 dezembro 2018



0 comentários: